Está aqui

Peça sobre migrações estreia no Teatro da Cerca em Coimbra

Entre esta quinta-feira e o próximo domingo, o Teatro da Cerca de São Bernardo acolhe a peça “A gravidade de um pássaro” de Joana Pupa e Pepa Macua, que aborda as migrações a partir de testemunhos reais.

Segundo a Lusa, que conversou com as duas criadoras, o espetáculo parte de testemunhos reais que as duas criadoras recolheram (quer de pessoas que viream para Portugal ou que partiram), para refletir sobre “o enraizamento do corpo” e de “de como é que o corpo encontra raízes”. “Quisemos incluir na nossa peça vozes que sejam diversas e com histórias e condições e motivações diferentes”, disse à Lusa Pepa Macua.

E acrescentou que as histórias a que dão corpo e voz no espetáculo, “colocam em questão tensões que as pessoas migrantes vivem, entre o desenraizamento do lugar onde nascem e quais as estratégias para ligar o corpo e a vida noutro lugar”.

Joana Pupo disse à Lusa que este é um espetáculo de “teatro, dança, mas também de narrativa”, sendo ainda assumida a apropriação que as duas criadoras fazem – com dois pontos de vista do mundo particulares – sobre as suas histórias.

Em texto, publicado na página do Teatro da Cerca no facebook, que destacamos abaixo, sublinha-se que “o espetáculo é definido como ‘um projeto teatral sobre o enraizamento, o corpo migrante e a nossa necessidade de auto-construção permanente’”.

Na página, refere-se ainda que “da equipa de criação fazem ainda parte a atriz e encenadora argentina Ana Woolf (co-encenação e dramaturgia), Marcos Aganju (banda sonora e sonoplastia), Ana Limpinho (cenografia), Mafalda Oliveira (desenho de luz) e Tiago Hespanha (vídeo)”.

O espetáculo é apresentado de quinta-feira a sábado (de 30 de setembro a 2 de outubro), às 19h, e no domingo (3 de outubro) às 16h.

 

Termos relacionados Cultura
(...)