Está aqui

Paralímpicos: Governo avança com proposta bloquista que foi chumbada pelo PS em novembro

Projeto do Bloco para equiparar os apoios concedidos aos atletas olímpicos e paralímpicos mereceu os votos contra do PS e a abstenção do PSD. Deputado Jorge Falcato congratula-se com a decisão do executivo, que vem corrigir uma “enorme discriminação” e “representa uma vitória das pessoas com deficiência”.
O atleta Mário Trindade durante a chegada da seleção portuguesa que participou nos Europeus Paralímpicos de Atletismo no Aeroporto Humberto Delgado, Lisboa, 27 de agosto de 2018. Foto Miguel A. Lopes, Lusa.

Segundo escreve o Negócios, o Governo anunciou que quer alcançar uma "equiparação total nos apoios concedidos aos universos olímpico e paralímpico" e que a legislação necessária para o efeito estará pronta a entrar em vigor até ao final do ano.

O jornal avança que a Provedora de Justiça alertou o Governo para o facto de ter recebido uma queixa sobre a discriminação atualmente existente e que o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto garantiu a Maria Lúcia Amaral que a situação iria ser corrigida nos prazos já referidos.

A discrepância entre o valor atribuído nos últimos anos aos atletas olímpicos e paraolímpicos para a preparação é flagrante. Enquanto os primeiros receberam uma verba que rondou os 30.000 euros anuais, a verba disponibilizada aos paralímpicos não atingiu os 9 mil euros.

De acordo com a Provedoria de Justiça, esta discriminação "pode configurar uma situação de discriminação com base na deficiência, bem como violar a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência".

“Uma vitória das pessoas com deficiência”

Lembrando que, no último Orçamento do Estado, o Bloco apresentou uma proposta para a equiparação total nos apoios concedidos aos universos olímpico e paraolímpico, que foi chumbada com o voto contra do PS e a abstenção do PSD, Jorge Falcato congratula-se com a decisão do Governo, que “corrige uma enorme discriminação dos atletas paraolímpicos e representa uma vitória das pessoas com deficiência”.

O deputado bloquista espera agora pela sua “rápida concretização”.

Termos relacionados Política
(...)