Está aqui

Obra poética de Zeca Afonso e “Com as minhas tamanquinhas” reeditados

A nova edição dos textos líricos do autor conta com quatro poemas que não tinham sido publicados nas anteriores. O álbum "Com as minhas tamanquinhas" de 1976 vai sair em todas as plataformas e formatos no âmbito da reedição de onze álbuns de Zeca Afonso.

Duas importantes reedições da obra de José Afonso acontecerão no espaço de uma semana. Na próxima semana sai a antologia "Obra Poética" que recolhe mais de 200 textos líricos do autor. A sua editora, a Relógio d’Água, apresenta este livro como uma quarta edição da obra “Textos e Canções” que saiu originalmente em 1983 na Assírio & Alvim.

Esta nova edição mantém a ordem cronológica dos textos, como tinha sido vontade expressa do autor. Mas acrescenta mais quatro poemas não publicados nas edições anteriores: "Densa é a escuridão das noites" de 1956, "De que lado se faz a noite?" de 1960), "Jesus no Horto" de 1962 e "Posso desviar a atenção da chuva", não datado.

Para além de “pequenos ajustamentos” face às edições anteriores, o livro conta ainda com prefácio e notas do sociólogo Jorge Abegão, que salienta que “a obra poética de José Afonso é uma viagem entre momentos cíclicos mais distópicos e outros mais utópicos, um diálogo permanente entre a tristeza e a alegria, o desencanto e o entusiasmo, a solidão e a comunhão coletiva, do mais terreno ao espiritual, mas em todos os momentos, mesmo no grito mais profundo, é o amor fraterno que impera”.

Já esta sexta-feira, no âmbito da reedição de onze álbuns de Zeca Afonso, é lançado o álbum "Com as minhas tamanquinhas" gravado originalmente em 1976. A editora Mais5 disponibiliza a obra em vários formatos: CD, vinil e digital. E vai passar a estar “pela primeira vez” em todas as plataformas de 'streaming' e 'download'.

No próximo sábado, decorrerá a apresentação deste disco em Pontevedra e, no domingo, o mesmo acontecerá na Casa da Cultura em Setúbal, local onde ficará exposto o trabalho gráfico e de ilustração de João Azevedo, autor da capa.

"Com as minhas tamanquinhas" conta com colaboração de vários músicos, entre os quais Vitorino, Fausto, Quim Barreiros e Ramón Galarza, foi editado por Arnaldo Trindade e produzido por José Niza.

Termos relacionados Cultura
(...)