Este sábado, 13.581 trabalhadores da Generalitat catalã apresentaram-se para realizar provas de concurso para 1.825 lugares. Pela primeira vez na história, o processo tinha sido “externalizado”, ou seja subcontratado a uma empresa privada, e o resultado foi classificado como um “caos”.
As palavras são dos sindicatos e de alguns dos candidatos e são citadas pelos jornais espanhóis El Diário e Público para descrever “atrasos generalizados, má organização e a suspensão de uma das provas”, escreve o primeiro, “problemas de identificação [dos candidatos] e de calor [nas salas de aula escolhidas]” acrescenta o segundo. Ter-se-ão registado atrasados de seis horas e violações do anonimato das provas. Em salas apinhadas de gente “os candidatos podiam trocar opiniões sobre o exame até copiar”, escreve igualmente o Público.
O governo catalão reconheceu que houve acontecimentos “muito graves”, já veio pedir desculpa e anunciou uma investigação ao sucedido. Alícia Correa, secretária da Administração e Função Pública, para além do pedido de desculpas, diz que vai esperar pelos resultados do relatório de investigação mas abriu portas à repetição de provas. Também dependentes deste estão os próximos passos relativamente à empresa Cegos, que se apresenta como “líder internacional em formação e desenvolvimento, indo-se avaliar se houve “um incumprimento muito grave e negligente das cláusulas essenciais da contratação, equacionando-se “a reparação de possíveis prejuízos causados”. A responsável governamental justificou a subcontratação de uma empresa pelo “volume muito importante” de candidatos”.
Os sindicatos são unânimes na utilização da palavra caos. A CGT critica a “má gestão”. A IAC-CATAC diz que foram “os piores concursos da Generatitat da Catalunha”, realçando a “desorganização”, “fraude” e a “incompetência”.
Concurs Oposició d'Estabilització
Caos, desorganització, esperpent, frau, incompetència. Podríem seguir i seguir definint el que és el pitjor procés d'oposicions de la història de la Generalitat de Catalunya. https://t.co/SkqxyGnsmj
Exàmens començant a les 11 del matí pic.twitter.com/KUhZTPWlKy
— IAC CATAC (@CATAC_IAC) April 29, 2023