Mineiros exigem “reintegração imediata” dos afastados pela Somincor

Em plenário realizado este domingo, os trabalhadores aprovaram três dias de greve em solidariedade com os supervisores afastados na sequência das anteriores paralisações.
Trabalhos na mina da Somincor em Neves-Corvo. Imagem TVI.

O plenário realizado este domingo na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira, em Aljustrel, decidiu emitir um pré-aviso de greve para os dias 26, 28 e 29 de março, não pondo de parte a continuação da luta com outras paralisações nos meses seguintes.

As três greves realizadas no fim de 2017 tiveram como reação a repressão patronal, com respostas às reivindicações consideradas inaceitáveis pelos trabalhadores e o afastamento de alguns dos supervisores de equipas de produção.

Para além das exigências laborais que já estiveram na origem das greves anteriores, junta-se a solidariedade com os trabalhadores afastados. Alguns deles têm participado em negociações com a administração, mas também nas conversações mantidas entre o sindicato e o governo com vista à resolução do conflito laboral com a Somincor, empresa detida pelo grupo sueco-canadiano Lundin Mining.

Nos últimos meses, os trabalhadores das minas de Neves-Corvo têm lutado pela antecipação da idade de reforma para os trabalhadores das lavarias e outras áreas do circuito do minério, bem como o fim do regime de laboração contínua no fundo da mina e a “humanização” dos horários de trabalho, entre outras reivindicações.

Ao pré-aviso de greve juntou-se também a aprovação de um abaixo-assinado dos trabalhadores solidários “com os camaradas de trabalho vítimas de discriminação gratuita, e sem sentido, por parte da Somincor”, a pedir a sua “reintegração imediata” nas funções que desempenhavam.

“A falta de respeito, consideração e agradecimento pelo que os nossos camaradas de trabalho deram a esta casa durante quase trinta anos, não se pode camulflar com uma suposta restruturação e, desta forma, ostracizar e discriminar quem apenas exerceu um direito (direito à greve) consagrado na Constituição da República Portuguesa”, acrescenta o texto deste abaixo-assinado.