Ministro da Defesa angolano apontado como sucessor de José Eduardo dos Santos

Segundo avança o Expresso, o nome de João Lourenço, ex-comissário político das FAPLA - antigo exército do MPLA - e atual Ministro da Defesa, consta de um documento escrito no qual Eduardo dos Santos apresenta o seu sucessor.
João Lourenço, ex-comissário político das FAPLA - antigo exército do MPLA - e atual Ministro da Defesa. Foto MPLA.

O semanário refere ainda que o “número dois” de João Lourenço será Bornito de Sousa, atual Ministro da Administração do Território e outro antigo comissário político.

A informação relativa à indisponibilidade de José Eduardo dos Santos para se recandidatar `foi avançada não só pelo Expresso como pela própria Rádio Nacional de Angola, veículo de informação estatal.

A decisão, tomada numa reunião no 8 de novembro, quando foi delineada a Estratégia Eleitoral do partido, foi ainda expressa numa carta endereçada ao Secretariado do Bureau Político do partido.

Para o Club K, o anúncio do presidente angolano não passa de uma nova simulação de retirada do poder que visa “acalmar as vozes contestarias” e dar a entender que José Eduardo dos Santos “passe a ser visto como um líder que ‘até deseja deixar o poder’ mas que não o faz por pressão dos barões do seu partido”.

Ao contrário do que tinha vindo a ser avançado, o presidente de Angola não confirmou a informação sobre a sucessão durante a sua intervenção na abertura da reunião ordinária do Comité Central do MPLA

José Eduardo dos Santos teceu, isso sim, elogios à estratégia governamental "para saída da crise", que, segundo o governante, "ganhou um novo fôlego".

O comunicado de encerramento da segunda sessão ordinária do Comité Central, pelo secretário do Bureau Político do MPLA para a Informação, Mário António, também não incluiu qualquer informação sobre o afastamento do atual presidente.

Esta semana, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) desmentiu os rumores sobre o estado de saúde do chefe de Estado angolano, garantindo que José Eduardo dos Santos continua a cumprir a sua agenda normal.

Numa nota de imprensa enviada à Lusa, o MPLA responsabiliza "círculos afetos a setores da oposição ao MPLA e ao Governo angolano" por utilizarem as redes sociais para "especular" sobre o estado de saúde do Presidente da República.

"Nunca é demais repetir que, mediante o cumprimento da sua agenda, o camarada Presidente José Eduardo dos Santos tem dirigido, pessoal e diretamente, os trabalhos dos órgãos e organismos de cúpula do MPLA e do Estado, nomeadamente as reuniões do Bureau Político (que hoje teve lugar) e do Comité Central do partido, do conselho de ministros e das suas comissões", lê-se no documento.

Nos últimos dias têm surgido algumas notícias, na imprensa privada angolana e nas redes sociais, dando conta de problemas de saúde graves do líder angolano.

Termos relacionados Internacional