Está aqui

Mesa Nacional do Bloco de Esquerda reúne-se domingo

Primeira reunião da direção eleita na IX Convenção irá definir o modelo de representação pública do partido que melhor responda ao debate da Convenção e aos resultados das votações.
Momentos finais da Convenção, com os membros da nova Mesa Nacional reunidos no palco. Foto de Paulete Matos
Momentos finais da Convenção, com os membros da nova Mesa Nacional reunidos no palco. Foto de Paulete Matos

A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda reúne-se no próximo domingo dia 30 às 11 horas. Será a primeira reunião depois da IX Convenção e, diante dos resultados deste órgão máximo de decisão do partido – nomeadamente o empate das listas apresentadas pelas duas principais moções –, esta Mesa Nacional tem responsabilidades acrescidas.

No discurso de encerramento da Convenção, João Semedo, que falou já não como coordenador, mas como membro da nova Mesa Nacional eleita, defendeu que “o maior desafio desta MN é desde logo confirmar a cultura de unidade na ação que sempre correspondeu ao espaço de liberdade que é o Bloco”, pondo fim à disputa política interna que marcou a Convenção.

Uma das decisões mais importantes será, nas palavras de Semedo, “definir o modelo de representação pública do partido que melhor responda ao debate desta Convenção e aos resultados das votações”. João Semedo defendeu ainda a necessidade de a Mesa “procurar fazer essa correspondência da forma mais unificadora e respeitadora dos sinais que deu a Convenção”.

Composição da Mesa Nacional

Recorde-se que para a Mesa Nacional o resultado foi um empate entre as listas U e E (259 votos, elegerarm 34 membros cada uma), seguindo-se as listas B (51 votos, elegeu 7 membros) e R (32 votos, elegeu 4 membros), para além de 14 abstenções. Para a Comissão de Direitos, a lista E foi a mais votada (258 votos, elegeu 3 membros), seguida das listas U (252 votos, elegeu 3 membros), B (50 votos, elegeu 1 membro) e R (40 votos, sem eleger), havendo 2 brancos, 1 nulo, e igualmente 14 abstenções.

A composição da MN e da Comissão de Direitos está aqui.

Abaixo, as intervenções finais de cada uma das moções na IX Convenção:

IX Convenção do Bloco - Conclusão da Moção R - Carlos Carujo

IX Convenção do Bloco - Conclusão da Moção A - Jorge Teixeira

IX Convenção do Bloco - Conclusão da Moção U - Catarina Martins

IX Convenção do Bloco - Conclusão da Moção B - Adelino Fortunato

IX Convenção do Bloco - Conclusão da Moção E - Pedro Filipe Soares

Artigos relacionados: 

Termos relacionados IX Convenção, Política
(...)