Está aqui

Memórias: Yuri Gagarin

No dia 9 de março de 1934, nasceu Yuri Gagarin. Foi um astronauta soviético e o primeiro ser humano a viajar no espaço. Morreu a 27 de março de 1968, durante o voo num MIG-15. Por António José André.
Foto de SAS Scandinavian Airlines, Wikimedia.

Yuri Gagarin nasceu a 9 de março de 1934, num kolkoz de Khouchino, (Distrito de Gjatski, que se passou a chamar Gagarin, em sua homenagem), na União Soviética.  A mãe era uma leitora e o pai um hábil carpinteiro. 

Gagarin foi o terceiro de quatro filhos. A irmã mais velha ajudou a criá-lo, enquanto os pais trabalhavam. Quando jovem, interessava-se pelo espaço. O professor de Matemática e Ciência, que esteve na Força Aérea Soviética durante a IIª Guerra Mundial, foi uma importante influência para o jovem.

Gagarin começou o curso de moldador numa Escola Profissionalizante perto de  Moscovo. Em 1951, estagiou numa metalúrgica e foi selecionado para a Faculdade Industrial de Saratov. 

Entretanto, filiou-se no aeroclube local e aprendeu a pilotar aviões leves. Em 1955, concluiu a formação técnica e entrou para a Escola de Pilotos de Orenburg, onde recebeu treino militar. Em 1957, tornou-se piloto de MiG-15. 

Em novembro de 1957, tornou-se Tenente da Força Aérea Soviética. Em 1960, foi um dos 20 pilotos selecionados, após rigorosos testes físicos e psicológicos, para o programa espacial soviético. 

Gagarin foi escolhido para a primeira viagem espacial pelo seu desempenho no treino, a sua origem camponesa e as suas características físicas (1,57m e 69 kg), já que a nave tinha um espaço mínimo para o piloto.

Com 27 anos, Gagarin foi o primeiro ser humano a ir ao espaço na Vostok1, que deu uma volta completa ao planeta, no dia 12 de abril de 1962. Esteve em órbita 108 minutos, a 315km de altura, num voo automatizado à velocidade de 28.000km/h. 

A Vostok1 tinha 4,4m de comprimento, 2,4m de diâmetro e pesava 4.725kg. A nave tinha 2 módulos: o dos equipamentos (instrumentos, antenas, tanques e combustível para retrofoguetes) e o da cápsula para um piloto.

A Agência Tass anunciou o acontecimento e Gagarin tornou-se uma celebridade soviética e mundial. Viajou pelo mundo promovendo a tecnologia espacial soviética e sendo recebido como herói por onde passava.

Em 1962, foi deputado no Soviete Supremo da União Soviética. Depois, voltou à Cidade das Estrelas (centro espacial soviético), trabalhando no design de novas aeronaves. 

Estudou na Academia de Engenharia Aeronáutica Zhukovsky. Em 1968, iniciou treinos com MiG-15. A 27 de março de 1968, durante o voo num MIG-15, Gagarin e o instrutor, Vladimir Seryogin, morreram na queda do jato. 

Gagarin e Seryogin receberam honras de Estado e foram enterrados no Kremlin.

Reveja  também:

 

 

Remembering Yuri Gagarin

Termos relacionados Memórias, Cultura
(...)