"Há dois anos que o Governo utiliza a sua bíblia que é o memorando da `troika´ que levou o país ao desemprego e à recessão. Vem hoje falar de um memorando para o crescimento e esta ideia tem fraca credibilidade com o quadro que conhecemos", afirmou a deputada em declarações aos jornalistas.
No final da reunião do Conselho de Ministros, Álvaro Santos Pereira disse que vai apresentar uma "carta de missão" à administração da Caixa Geral e Depósitos para garantir financiamento às Pequenas e Médias Empresas no valor de 1000 milhões de euros em 2013 e 2500 milhões no próximo ano.
Para o Bloco de Esquerda, esta medida vem com muito tempo de atraso. "Notamos um aspeto relevante que é o reforço da CGD, dissemos durante muito tempo que não era preciso nenhum banco de fomento, que bastava reforçar dignamente a CGD para que ela desempenhasse o seu papel ao serviço da economia e ao serviço das pequenas e médias empresas", afirmou Cecília Honório, acrescentando que esta carta de missão "não é suficiente".
"Há mais de um ano que o Bloco defende que o reforço da CGD é determinante para o desenvolvimento da economia", disse Cecília Honório, criticando o Governo por "perder um ano com os ziguezagues do ministro da Economia".
"Um Governo que continua a destruir o emprego e a atacar os salários não é um governo que nos possa apresentar nenhum memorando para o crescimento da economia", concluiu a deputada do Bloco.