Pedro Filipe Soares lembrou que o Bloco tinha marcado para esta quarta-feira uma interpelação ao Governo sobre um conjunto de matérias relacionadas com o aumento do custo de vida e os preços de bens essenciais.
“Tendo o Governo apresentado, no início da semana, uma proposta de lei que visa baixar o IVA de alguns bens do cabaz de bens essenciais, e tendo dito que queria dar prioridade a esse processo para baixar o preço desses bens, demos a anuência para que fosse alterada a agenda parlamentar”, anunciou o líder parlamentar bloquista.
Pedro Filipe Soares foi perentório ao afirmar que as “medidas do Governo não estão à altura do momento que o país está a atravessar” e que “baixar o IVA sem controlar preços é garantir que os abusos da grande distribuição continuam a acontecer”.
“Iremos ao debate confrontando o Governo com as limitações da sua própria proposta, que o próprio Governo desvalorizou há semanas atrás”, avançou o dirigente do Bloco. O partido apresentará, até ao final desta semana, “propostas que visam limitar os abusos da grande distribuição através do controlo de preços destes bens essenciais”.
“Baixar o IVA quando o abuso está instalado é manter o abuso, e isso é que não podemos aceitar”, destacou Pedro Filipe Soares.
Bloco presta solidariedade à comunidade ismaelita em Portugal
Pedro Filipe Soares deixou o pesar do Bloco pelo assassinato de duas mulheres no Centro Ismaili de Lisboa e deu as condolências à família, prestando ainda solidariedade a toda a comunidade ismaelita em Portugal.
“Reconhecemos todo o trabalho que têm feito em prol da integração de refugiados. Valorizamos muito o exemplo enquanto comunidade no nosso país”, vincou.