Está aqui

Lutas do mundo abrem "Inconformação 2010"

Arrancou esta sexta à noite o fim de semana de debates e festa organizado pelos jovens do Bloco no IPJ, em Lisboa.
Catarina Martins apresentou o filme de abertura do "Inconformação 2010". Foto Hugo Evangelista

A deputada bloquista Catarina Martins apresentou o documentário "Brad", que retrata algumas das lutas vividas por Brad Will, morto em Oaxaca por um paramilitar quando filmava a revolta popular naquela cidade mexicana para a divulgar no Indymedia - Centro de Media Independente - de que era um dos principais colaboradores.

"Sabemos muito pouco do mundo se ele nos entra em casa só pelos telejornais. Este documentário mostra as lutas que não passam nos telejornais", afirmou Catarina Martins antes de defender a necessidade de "dar visibilidade às lutas", aproveitando os instrumentos como este filme para dar a conhecer a realidade da vida concreta de muitas pessoas que enfrentam a globalização capitalista. "É importante conhecer o mundo, saber as histórias do mundo e difundir as histórias do mundo", acrescentou.  Catarina Martins falou ainda da ligação entre a partilha deste filme na internet e o sucesso que obteve, destacando que foi distribuída em copyleft, ou seja, com autorização de partilha, desde que para fins não comerciais.

O Inconformação 2010 prossegue este sábado e domingo com debates sobre ensino e cultura, a Nato e a guerra, anticapitalismo, crime económico e corrupção, legalização das drogas, precariedade e feminismo, entre outros temas.

Termos relacionados Política
(...)