Luta dos trabalhadores salva postos de trabalho nos bares da CP

O delegado sindical Alfredo Martinho explicou ao Esquerda.net que a nova concessionária, "Apeadeiro 2020", informou que fez um acordo com a CP para assumir os 111 trabalhadores efetivos. Trabalhadores ainda não sabem quem pagará os subsídios de férias, e quando.
Foto publicada em apeadeirodasvirtudes.blogspot.com.

Em comunicado, o Sindicato da Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul informa que se realizou-se na sexta-feira uma nova reunião no Ministério do Trabalho entre a FESAHT/Sindicatos, a CP, a atual concessionária do serviço de refeições dos comboios Alfa Pendular e Intercidades, Risto Rail, Lda, e a nova concessionária do serviço, Apeadeiro 2020, Lda.

Neste encontro, a Apeadeiro 2020 informou que fez um acordo com a CP que lhe permitirá assumir os 111 trabalhadores efetivos. De fora ficam os oito trabalhadores temporários, da Kelly Services. A Apeadeiro 2020 comprometeu-se a dar prioridade a estes temporários, nomeadamente durante o período de férias, mas não há garantias de que serão chamados.

Na véspera, a nova concessionária apenas garantia 74 postos de trabalho, pelo que “esta alteração representa uma grande vitória para os trabalhadores”, destaca o Sindicato. A Apeadeiro 2020 assegurou todos os direitos dos trabalhadores, incluindo as escalas dos horários, bem como a aplicação da contratação coletiva.

Conforme explicou ao Esquerda.net Alfredo Martinho, delegado sindical do Sindicato da Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul, os trabalhadores e as estruturas sindicais ganharam uma batalha, mas não a guerra, na medida em que a reposição do mini bar, que reivindicam, não foi garantida.

Ficou ainda por tratar a questão dos subsídios de férias. “A advogada da Risto Rail remeteu a questão para o Código do Trabalho, afirmando que a matéria será acordada com a nova concessionária”, explica Alfredo Martinho. Portanto, não lhes foi dito qual das empresas pagará estas prestações, bem como não foi dado nenhum prazo, inclusive para quem entrou este domingo de férias.

Termos relacionados Sociedade