Está aqui

Locker Room Talk, a conversa machista vai do balneário até ao palco

A peça de Gary McNair, Locker Room Talk, é apresentada esta sexta e sábado no Mosteiro São Bento da Vitória. A companhia mala voadora traz-nos uma obra que dá voz feminina a discursos machistas e misóginos.
Cartaz da peça Locker Room Talk.
Cartaz da peça Locker Room Talk. Fonte: Site de Gary Mcnair.

No início, era a desculpa. A expressão Locker Room Talk, conversa de balneário, já existia mas quem a popularizou no mundo inteiro foi Donald Trump.

O agora presidente norte-americano utilizou em 2005 a expressão violenta “grab her by the pussy”. Mais tarde, desculpou-se dizendo que era apenas “conversa de balneário”. Este foi o ponto de partida para o dramaturgo escocês Gary McNair fazer a sua peça.

E aqui é mesmo o machismo sem desculpas que ganha voz. A partir de centenas de entrevistas anónimas com homens que falaram sem filtros do que pensam das mulheres, surge um discurso abertamente misógino e de uma “masculinidade tóxica” que é trazido à cena na boca das próprias mulheres. Segundo a apresentação no site do Teatro Nacional D. João, que co-produz a peça, "o resultado foi uma tagarelice vil e violenta" que é "mais generalizada e naturalizada do que aquilo que gostaríamos de pensar ou aceitar".

Em entrevista ao jornal Observador, as atrizes falaram no texto e no processo criativo que deu lugar a esta peça. Crista Alfaiate considera o texto “muito violento” e diz que quando o começou a trabalhar teve “que fazer algumas paragens” porque “é realmente duro”. Isabél Zuaa acrescenta que “questionar isto no dia a dia e depois artisticamente incorporar estes textos foi delicado” até porque “não está assim tão longe da nossa realidade e isso é assustador”.

O espetáculo da companhia mala voadora pode ser visto dia 4 de outubro às 21 horas e dia 5 de outubro às 19 no Mosteiro S. Bento da Vitória. A direção é de Jorge Andrade, a assistência de Maria Jorge e a cenografia e figurinos de José Capela. O texto, traduzido por Marco Mendonça, é interpretado por Crista Alfaiate, Isabél Zuaa, Tânia Alves e Teresa Sobral.

Termos relacionados Cultura
(...)