Livro e CD dos sons dos instrumentos de percussão do Planalto Mirandês

Um músico e um jornalista elaboraram um livro e um CD que pretende contribuir para a divulgação dos instrumentos de percussão que normalmente acompanham a gaita de foles mirandesa. Os textos do livro estão em mirandês, português e inglês.
Ritmos Tradicionais Mirandeses - Imagem do facebook

O músico Alexandre Meirinhos e o jornalista Rui Rodrigues juntaram-se para elaborarem este trabalho. À Lusa, Alexandre Meirinhos, músico da Galandum Galundaina, descreve: "Este trabalho traz um novo contributo para a divulgação e preservação do património cultural da Terra de Miranda e para imortalizar os sons de dois instrumentos como a caixa de guerra e o bombo, que, habitualmente, acompanham a gaita de foles mirandesa".

O livro contém o registo musical dos ritmos mirandeses em pauta de música para caixa de guerra e bombo, tem também exercícios práticos e um CD com gravações dos toques acompanhados por gaita de foles.

Alexandre Meirinhos explicou que "a inclusão, no livro, de um registo sonoro em CD vai ajudar as pessoas que não conseguem ler uma partitura”. “Neste registo, os sons dos instrumentos estão separados para melhor serem escutados e interpretados", disse.

"A novidade do registo escrito vem acrescentar à transmissão oral uma outra forma de dar a conhecer a novos públicos os ritmos tradicionais da Terra de Miranda", especificou o autor.

A edição do livro teve o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte e da Galandum Galundaina Associação Cultural.

Termos relacionados Cultura