Jornadas Parlamentares do Bloco: “Defender o investimento público com qualidade e combater as desigualdades”

Pedro Filipe Soares disse aos jornalistas que as Jornadas Parlamentares do Bloco que vão decorrer entre segunda e terça feira, no Alentejo, servirão para “perceber no terreno, no concreto, as dificuldades do interior, a necessidade de valorização do território e também combater o despovoamento”.

O líder parlamentar do Bloco disse que estas jornadas, entre outros objetivos, visam “defender o investimento público com qualidade, garantir preocupações ambientais e o combate às desigualdades”.

Referindo-se ao facto de ser a primeira vez que o partido realiza as suas jornadas naquela região, o deputado bloquista afirmou que desta forma “temos um contato com uma realidade que, não tendo sido esquecida por nós, é agora valorizada nesta Jornadas Parlamentares". "E por isso queria chamar a atenção para uma visita em particular que ocupará uma parte considerável da tarde de segunda-feira que é uma visita ao Alqueva.

Pedro Filipe Soares disse que o Alqueva é um elemento essencial de investimento público, promotor de “desenvolvimento regional, garantia de sustentabilidade ambiental e onde apresentarão iniciativas que, “na nossa opinião, potenciarão a atividade existente no Alqueva e todo o sistema de irrigação a ele ligado”.

No entanto, frisou, as jornadas não se esgotarão com esta visita pois elas abarcarão todo a região do Alentejo, ou seja, os três distritos: Évora, Beja e Portalegre.

“Fica apenas de fora a parte do Alentejo que diz respeito ao distrito de Setúbal que já foi coberto nas jornadas anteriores”, lembrou.

O mote para a atividade parlamentar

“Com esta iniciativa daremos o mote e a orientação da atividade parlamentar até ao final da legislatura”, afirmou, tendo acrescentado: “já temos um conjunto de marcações, de agendamentos potestativos e é, neste âmbito, que faremos a apresentação das nossas iniciativas para dar o enquadramento e sequência ao nosso trabalho parlamentar”.

Desta forma, sublinhou o deputado bloquista, as jornadas parlamentares “darão corpo ao nosso debate interno no grupo parlamentar e é por isso que, para lá das vistas de segunda-feira, teremos um espaço de reflexão interna para, entre nós, podermos fazer aquilo que tem sido difícil fazer neste contexto, ou seja, fazer um balanço da atividade parlamentar e com isso refletir como poderemos melhorar no futuro”.

Em resposta a uma pergunta dos jornalistas sobre quais são essas dificuldades, Pedro Filipe Soares disse que a atividade parlamentar quotidiana tem sido de “enorme exigência”.

A altura em que esta iniciativa é realizada foi justificada porque “passa meio ano desde o início deste momento político, desde a assinatura dos acordos entre os diversos partidos à esquerda que possibilitaram a formação de um governo que rompesse com a austeridade”.

“Há um simbolismo nestas jornadas parlamentares que eu não gostaria de deixar passar”, sublinhou o líder parlamentar.

Pedro Filipe Soares disse ainda que as jornadas servirão igualmente para “cimentar a aprendizagem que fizemos ao longo deste meio ano e com essa aprendizagem perspetivar o nosso trabalho seguinte até ao verão”.

O dirigente referiu ainda a visita que vai ser feita à Edia, que é a empresa que tem a gestão da rede de distribuição de água. Aí será avaliado o que “o partido poderá fazer para direcionar as políticas públicas no sentido de dar mais qualidade ao Alqueva.

JORNADAS PARLAMENTARES DO BLOCO DE ESQUERDA

9 e 10 de Maio – Évora, Portalegre, Beja

Tema: Valorização do território, proteção do ambiente e combate às desigualdades

Segunda, dia 9 de Maio

12h, Évora: Abertura das Jornadas Parlamentares em Évora pela porta-voz do partido, Catarina Martins

Local: Teatro Garcia de Resende, Évora.

Várias visitas durante a tarde nos distritos de Évora, Beja e Portalegre.

15h, Beja: Visita ao Alqueva com a presença do líder parlamentar, Pedro Filipe Soares.

15h, Elvas: Visita ao Hospital de Elvas e reunião com a administração.

15h30, Évora: Reunião com a CIMAC (Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central) – visita ainda a confirmar.

17h, Beja: Visita as Minas de São Domingos.

17h, Portalegre: Visita ao Instituto Politécnico de Portalegre e reunião com a administração.

17h, Évora: Reunião com o Movimento de Cidadãos Évora Unida, na sede do Bloco

18h30, Évora: Reunião com o Presidente da Câmara Municipal

20h- Évora: Jantar em Évora, no Restaurante Monte Alentejano, com intervenções políticas de Catarina Martins e Mariana Mortágua.

Terça, dia 10 de Maio

10h-Évora: Reunião de trabalho fechada do Grupo Parlamentar

14h-Évora: Encerramento das Jornadas Parlamentares e apresentação de propostas legislativas, pelo líder parlamentar, Pedro Filipe Soares.

Local: Teatro Garcia de Resende, Évora.

Termos relacionados Política