Está aqui

As imagens de Lindbergh sobre os corpos de Giacometti em exposição no Porto

A exposição “Alberto Giacometti – Peter Lindbergh. Capturar o Invisível”, com fotografias de Lindbergh sobre as obras do escultor, é inaugurada a 15 de abril no Museu e Igreja da Misericórdia do Porto.
Peter Lindbergh, Head on a Stand (Head without a Skull) and other Sculptures, Paris, 2017. Foto: Peter Lindbergh Foundation
Peter Lindbergh, Head on a Stand (Head without a Skull) and other Sculptures, Paris, 2017. Foto: Peter Lindbergh Foundation

A exposição foi adiada de 2020 para 15 de abril de 2021 devido à pandemia da covid-19 e à morte de Lindbergh. Giacometti morreu em 1966 e é um dos nomes consagrados do movimento artístico do surrealismo, tendo-se destacado pela “deformação dramática das proporções e o alongamento das formas, criando uma linguagem própria”.

O projeto vai trazer, "pela primeira vez, a Portugal uma exposição que junta fotografias inéditas das obras de Alberto Giacometti, realizadas por Peter Lindbergh a uma seleção dos trabalhos de Giacometti, entre bronzes e desenhos, selecionados por Lindbergh que serão apresentados ao lado das fotografias", dando a oportunidade de "descobrir a obra de Giacometti sob outro ângulo", lê-se no sítio da Internet do Museu e Igreja da Misericórdia do Porto (MMIPO).

“É um orgulho muito grande poder apresentar no Museu uma exposição deste valor e desta dimensão, com 110 originais, entre fotografias, bronzes e desenhos, alguns deles inéditos. Convidamos toda a comunidade a marcar presença e ser testemunha desta cumplicidade que uniu dois grandes artistas de tempos e estilos diferentes”, diz António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, citado pela Agência Lusa.

Peter Lindbergh fascinou-se pelo trabalho do artista suíço, usando a fotografia para revelar, a “partir de uma representação muito realista das esculturas, a profundidade da alma”, explica.

“Giacometti e Lindbergh atribuem ambos grande importância à figura humana, com destaque para o olhar (…). Os retratos das modelos ou das atrizes, da autoria de Lindbergh, espoletam uma melancolia ao captar a aparente fragilidade das retratadas. Os retratos de Giacometti são também um pretexto para captar o caráter por detrás do olhar”.

Esta exposição é a segunda de um ‘casamento’ entre a Taylor's e a Santa Casa da Misericórdia, pois a primeira em parceria foi a mostra "Pablo Picasso. Suite Vollard", inaugurada a 30 de maio de 2019 no Palácio as Artes, onde foram reveladas 100 gravuras desenhadas pelo artista espanhol que representam o "prelúdio" da "Guernica".

Termos relacionados Cultura
(...)