Está aqui

Hélia Correia dedica Prémio Camões à Grécia

Na cerimónia de entrega do Prémio Camões 2015, Hélia Correia afirmou, a encerrar o seu discurso: "Quero dedicar este prémio à Grécia, sem a qual não teríamos nada. Viva a Grécia".
"A Grécia de hoje está a revelar-se um país tão heroico como uma Grécia antiga", declarou Hélia Correia à comunicação social - Foto António Cotrim/Lusa

Após a sua intervenção, Hélia Correia declarou à comunicação social: "A Grécia de hoje está a revelar-se um país tão heroico como uma Grécia antiga".

"Pensava nas duas nações em termos muito separados, porque muitos séculos, culturas, civilizações, separam a minha Grécia clássica da Grécia de hoje mas, de repente, eles estão lá, porque só o orgulho grego, o sentido da dignidade humana, da nobreza da democracia é que pode conseguir o género de reação que estes gregos, nossos contemporâneos, estão a ter.", sublinhou a escritora.

O Prémio Camões 2015 foi atribuído a Hélia Correia, por unanimidade, no passado mês de junho, em reconhecimento da sua "vertente universal, pela forma como explora a natureza humana nos seus vários aspetos, pela atenção que dá ao mundo real", como sublinhou na altura à agência Lusa a presidente do júri, a investigadora Rita Marnoto.

O júri considerou que Hélia Correia, seja no romance, no conto ou na poesia, explora a natureza humana "a partir das suas raízes na antiguidade clássica, projetando-a nos nossos dias, através de cruzamentos que se estendem a várias vias da literatura contemporânea".

Segundo a Lusa, com a publicação de "A Terceira Miséria", obra distinguida em 2014 com o prémio Correntes d'Escritas, Hélia Correia quis homenagear a Grécia, destacando "a voz de um país que está a sofrer uma opressão impensável", como afirmou, na altura, durante o festival literário da Póvoa de Varzim.

Quando recebeu este prémio, Hélia Correia recordou os ensinamentos universais da Antiguidade e a sua importância para a atualidade: "Ver tudo o que existia na Grécia clássica, em que tudo era feito pelo homem, para o homem e à medida do homem".

Termos relacionados Cultura
(...)