GUE/NGL protesta contra sanções a Portugal e Espanha

07 de julho 2016 - 12:20

Marisa Matias entre os deputados do grupo parlamentar do GUE/NGL que protestaram contra sanções a Portugal e Espanha. Comissão Europeia anunciou que hoje às 15h vai divulgar as suas decisões sobre os Procedimentos por Défice Excessivo a Portugal e Espanha.

PARTILHAR
Protesto dos deputados do GUE/NGL contra as sanções a Portugal e Espanha.

Hoje às 15h, a Comissão Europeia vai anunciar as decisões sobre os Procedimentos por Défice Excessivo a Portugal e Espanha. A apresentação das conclusões será feita por Valdis Dombrovskis, vice-presidente responsável pelo Euro e por Pierre Moscovici, comissário dos Assuntos Económicos.

A decisão tem sido adiada pela Comissão Europeia ao longo dos últimos meses, sendo sempre usada para pressionar Portugal e Espanha. A 18 de maio, a decisão foi adiada para “início de julho”. No final do dia de terça-feira, quando houve reunião dos comissários europeus em Estrasburgo, a decisão voltou a ser protelada. O anuncio de hoje será publicado numa decisão por escrito, que será ainda discutida na próxima terça-feira pelos ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin), que têm a última palavra sobre a eventual aplicação de sanções, inéditas, a Estados-membros por desrespeitarem do Pacto de Estabilidade e Crescimento.

Esta manhã em Estrasburgo, em frente ao plenário do Parlamento Europeu, os deputados do grupo parlamentar do GUE/NGL, que inclui o Bloco de Esquerda, manifestaram-se contra a imposição de sanções a Portugal e Espanha. Em baixo está um curto vídeo da ação.