Está aqui

Greve Climática Estudantil dá aula ao Governo sobre transição energética

Esta ação agendada para 24 de julho enquadra-se na semana “DescontaminAcção”, com o objetivo de trazer a Justiça Social e Climática para o centro da agenda de recuperação no pós-pandemia.
Foto de Daniel Carrapato, reproduzida no site da Ephemera - biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira.

Em comunicado, a Greve Climática Estudantil (GCE) repudia “a inércia governamental face à resolução da crise climática num contexto pandémico”, assim como “a nomeação do CEO da petrolífera Partex, António Costa e Silva, para a elaboração do plano de recuperação económica do país”.

Alertando para o “futuro catastrófico dominado pela crise climática para o qual parece estarmo-nos a encaminhar”, os ativistas vão promover, no dia 24 de Julho, uma aula pública ao governo “sobre o que é realmente preciso para uma transição energética e para uma recuperação económica socialmente justas”. 

A iniciativa terá lugar nos seguintes locais: em Lisboa às 18h30 na Assembleia da República; às 9h30 no Mercado Municipal de Faro; às 11h30 na Câmara Municipal de Albufeira; às 15h no Jardim das Águas Livres em Portimão; às 17h no Mercado dos Escravos em Lagos; às 18h na Câmara Municipal de Guimarães; e às 15h na Praça da Fruta das Caldas da Rainha.

A GCE espera que, “no fim desta aula, se comece a pôr a teoria em prática, reconfigurando a economia para o cuidado para com a vida e iniciando uma transição energética justa que desmantele as estruturas poluentes da indústria fóssil, que assegure a criação de programas públicos de empregos para o clima, e por último, que desmantele também as restantes estruturas racistas, fascistas e patriarcais que contaminam a nossa sociedade”, lê-se no documento.

Inúmeras organizações pela justiça social convocam uma semana de ação – DescontaminAcção, entre 20 a 26 de julho, que visa “colocar uma perspetiva de Justiça Social e de Justiça Climática no centro da agenda para a recuperação após a pandemia”.

Termos relacionados Covid-19, Ambiente
(...)