Grécia sim, chantagem não

Lisboa, Porto, Braga e outras cidades portuguesas juntaram-se à mobilização europeia em solidariedade com a Grécia e de repúdio pela arrogância revelada pelas instituições europeias em relação ao novo governo de Atenas.
O Bloco de Esquerda apoiou a manifestação com uma coluna militante. Foto de Ricardo Moreira

Centenas de pessoas participaram na tarde deste domingo em Lisboa de uma manifestação de solidariedade com a Grécia e de repúdio pela arrogância e pela hostilidade reveladas pelas instituições europeias em relação ao novo governo de Atenas, que acabou de ser eleito.

Convocada nas redes sociais, a manifestação, no mesmo dia em que se realizaram mobilizações semelhantes em muitas cidades europeias, pretendeu enviar “um sinal claro de que estamos todos no mesmo barco e não aceitamos a miséria que nos querem impor”.

Os manifestantes concentraram-se no Largo Camões, seguiram até o Príncipe Real e desceram a rua do Salitre até à frente do edifício Jean Monet, a representação da União Europeia em Portugal.

Entre as palavras de ordem mais gritadas estavam: “Grécia sim, chantagem não”; “Merkel capataz, deixa a Grécia em paz!”; “”Culpa os gregos, ó Cavaco, mas no BPN continua o buraco!”; “Europa escuta, os povos estão em luta!”; “A Merkel não manda aqui!”.

Participaram na manifestação o movimento “Que se Lixe a Troika” e o movimento “Não TAP os Olhos”, cujo principal impulsionador, o cineasta António Pedro Vasconcelos, estava presente. O Bloco de Esquerda apoiou a manifestação com uma coluna militante, destacando-se a presença da deputada Mariana Mortágua, do deputado Luís Fazenda e da eurodeputada Marisa Matias. O Livre e o MAS foram os outros partidos que também apoiaram. No Porto, a manifestação teve cerca de cem pessoas e em Braga 150.