Está aqui

Grécia: FMI rejeita cortes na defesa em vez de cortes nas pensões

O diário alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung revela que o FMI rejeitou uma proposta que já tinha luz verde da Comissão Europeia: cortar no orçamento da Defesa da Grécia o equivalente aos 400 milhões que os credores queriam cortar nas pensões dos gregos.
O FMI rejeitou uma proposta que já tinha luz verde da Comissão Europeia: cortar no orçamento da Defesa da Grécia o equivalente aos 400 milhões que os credores queriam cortar nas pensões dos gregos

Na edição de domingo, o Frankfurter Allgemeine Zeitung cita sob anonimato fontes “envolvidas nas negociações”, que se dizem incomodadas com uma “situação completamente paradoxal: no fim quem decide o destino da Europa é uma instituição que não representa nenhum país”.

Para além de ter vetado uma proposta que poderia desbloquear um dos “pontos quentes” das negociações, o FMI também é responsabilizado pelas mesmas fontes por outro episódio que irritou Bruxelas e Berlim. Quando os credores prepararam as propostas a fazer à Grécia, que exigiam um saldo primário de 1% do PIB este ano, acordaram uma margem negocial para aceitar como satisfatório um saldo de 0.8%. Só que Lagarde telefonou no dia seguinte a Merkel para fazer marcha-atrás no que se comprometera. Assim, Juncker perdeu margem de manobra quando apresentou a proposta a Tsipras, que reagiu apelidando-a de “inaceitável e absurda”.

Apesar dos avanços e recuos do FMI nas últimas 48 horas, prevê-se que os seus responsáveis regressem à mesa das negociações no domingo para analisar as contrapropostas gregas uma a uma. Este sábado, o ministro grego Nikos Pappas reuniu com o chefe de gabinete de Juncker para preparar esse encontro com o BCE e o FMI, que pode ser decisivo para alcançar um acordo antes da reunião do Eurogrupo.

Artigo publicado em infogrecia.net

Termos relacionados Internacional
(...)