Segundo o relatório anual do Net Zero Tracker, um portal dedicado à informação ambiental gerido pela organização não governamental britânica ECIU, Energy and Climate Intelligence Unit, e pela Universidade de Oxford, apesar de jurarem o seu empenho na questão ambiental, as maiores empresas mundiais continuam a não tomar medidas que possibilitem uma diminuição significativa de gases com efeito de estufa.
A análise conclui que os planos das maiores empresas não vão suficientemente longe no esforço para reduzir a emissão deste tipo de gases e têm “importantes falhas de credibilidade”. Cerca de metade das empresas que fazem parte do índice Forbes 2000 não anunciaram sequer planos para chegar ao objetivo de zero emissões líquidas de dióxido de carbono, o patamar conhecido como neutralidade carbónica e que pode ser alcançado através da eliminação de emissões e/ou de medidas de compensação. Entre as estratégias preferidas das empresas está a mera compra de créditos no mercado de carbono com perto de 40% das empresas deste índice a ponderar recorrer a este expediente.
Das 702 empresas que anunciaram o objetivo das emissões zero, dois terços não explicaram ainda como pretendem chegar a este ponto. Muitas das empresas não apresentam nenhum objetivo intermédio antes de 2050, o que é avaliado pelos relatores como “inaceitavelmente baixo” num contexto em que há a necessidade de reduzir para metade as emissões a nível mundial.