Está aqui

Fukushima: Central nuclear vai lançar água radioativa para o Pacífico

Esta decisão tem sido adiada várias vezes devido à oposição de associações de pescadores. Autoridades japonesas dizem que a descarga de água não representa nenhum perigo.
Foto de Dean Calma / IAEA | Flickr

O Governo japonês anunciou que vai descarregar a água processada e armazenada na Central Nuclear de Fukushima para o Oceano Pacífico, de acordo com o jornal Expresso.

Esta medida tem como objetivo resolver a acumulação de água radioativa na infraestrutura, que constitui um dos maiores problemas no processo de desativação da central, danificada desde 2011 pelo terramoto e tsunami que atingiu a região.

A decisão foi tomada pelo Governo japonês após consultar o operador da central, Tokyo Electric Power, o regulador e a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

O vazamento da água radioativa já foi adiado várias vezes devido à controvérsia que existe, nomeadamente pelas críticas por parte das associações de pescadores, que consideram que esta situação vai prejudicar gravemente as atividades económicas relacionadas com o setor.

No entanto, as autoridades japonesas afirmam que o derrame não vai representar nenhum perigo para a saúde humana, já que os níveis de trítio libertados no mar ficarão abaixo das normas sanitárias nacionais e é uma medida já utilizada noutros países.

A Central Nuclear de Fukushima Daiichi tem armazenadas 1,25 milhões de toneladas de água processada.

 

 

Termos relacionados Ambiente
(...)