Fórum Socialismo: Euribor e a distribuição de rendimento

08 de setembro 2023 - 19:59

No fim de semana de debates de 8 a 10 de setembro em Viseu, os economistas José Gusmão e Vicente Ferreira apresentarão o painel "Euribor e a distribuição de rendimento".

PARTILHAR
Foto de QuoteInspector.com.

A poucos dias da realização do Fórum Socialismo 2023 - programa aqui - o Esquerda.net publica alguns resumos das sessões que terão lugar em Viseu de 8 a 10 de setembro.


Euribor e a distribuição de rendimento

Ao longo do último ano, a subida da inflação levou o Banco Central Europeu (BCE) a alterar a sua política monetária e a aumentar as taxas de juro. Uma das consequências mais imediatas dessa mudança foi a subida da taxa Euribor, à qual estão indexadas as prestações da maioria dos empréstimos à habitação com taxa variável, o que se traduziu num aumento acentuado das prestações para a maioria das pessoas que comprou casa.

Esta estratégia tem enormes custos sociais, sobretudo para Portugal, que é um dos países da Zona Euro onde a taxa variável abrange maior percentagem dos créditos concedidos, o que faz com que as famílias portuguesas estejam entre as mais vulneráveis à atual política monetária do BCE. Sobre este cenário, em que boa parte das pessoas está a enfrentar dificuldades acrescidas ou a ter mesmo de entregar a casa ao banco, a presidente do BCE disse que "são escolhas, é a vida" e que a estratégia do banco central é a única alternativa.

No entanto, a política monetária está longe de ser inevitável e constitui uma opção dos dirigentes europeus. Vale a pena discutir essa opção: os pressupostos em que assenta, os custos sociais que implica e as alternativas que temos ao dispor. Apesar de a economia portuguesa estar a crescer acima da média da UE, o que tem sido amplamente elogiado, os números da economia não chegaram ao bolso das pessoas. A ideia deste debate é perceber porque é que isso está a acontecer.