O evento - aberto a inscrições através do endereço e e-mail [email protected] - contará com sessões de esclarecimento sobre direitos laborais, proteção social e regimes de outros países, e com um plenário para debater as mudanças necessárias.
Na apresentação da iniciativa, a organização relembra que "a pandemia obrigou, em Março, à paragem forçada de grande parte dos setores de atividade, mas teve no setor da Cultura um dos maiores impactos, com consequências que continuam hoje e cujo final se desconhece".
"Foi dos primeiros setores a parar e será, certamente, dos últimos a recuperar a atividade habitual. A desregulação laboral e a falta de proteção social tiveram consequências devastadoras para quem trabalha nesta área", escrevem.
"Dramaticamente, tomámos consciência de que não há redes de proteção na cultura, que a necessidade de trabalhar nos obriga a aceitar relações laborais ilegais e remunerações injustas, e que precisamos de ter ferramentas e união para valorizar uma classe trabalhadora que não deixa de cumprir os seus deveres mas que precisa, igualmente, de ter direitos", afirmam.
No momento em que se discute o Orçamento do Estado, "mas com muito poucas palavras por parte do Governo sobre a Cultura, e em que se querem discutir modelos, políticas e novos estatutos sem se saber com que meios, mobilizamo-nos para discutir as mudanças necessárias e para afirmar que as respostas atuais não chegam", concluem.
As estruturas que organizam o fórum são:
- Plateia - Associação de Profissionais das Artes Cénicas
- CENA - STE - Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos
- APR - Associação Portuguesa de Realizadores
- STARQ - Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia
- Rede - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea
- Manifesto em Defesa da Cultura
- Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis
- APTA - Associação Portuguesa de Técnicos de Audiovisual -Cinema e Publicidade
- Apuro - Associação Cultural e Filantrópica
- Ação Cooperativista de Apoio - Artistas, Técnicos, Produtores
- Convergência Pela Cultura
- Performart - Associação para as Artes Performativas em Portugal
- APEAC -Associação Portuguesa de Empresários e Artistas de Circo
- AAVP — Associação de Artistas Visuais em Portugal