Está aqui

FITEI leva 16 espetáculos a Porto, Gaia, Matosinhos e Viana do Castelo

Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) arrancou esta terça-feira no Teatro Nacional São João, no Porto. Decorre até 22 de maio e mantém o formato ‘streaming’.
Imagem publicada na página de Facebook do FITEI.

A 45.ª edição do FITEI conta com três estreias nacionais e oito estreias absolutas, num total de 16 espetáculos em salas do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Viana do Castelo.

Gonçalo Amorim, diretor artístico do FITEI, citado pela agência Lusa, afirmou que a iniciativa este ano é “uma edição compacta”.

“A 45.ª edição do FITEI coloca-se entre o luto, a disforia e o prazer. A edição deste ano é inquieta e imagina os futuros possíveis e os necessários”, assinalou Gonçalo Amorim.

De acordo com a direção do FITEI, a decisão de manter o formato ao ‘streaming’ deve-se ao facto de o mesmo se ter revelado “um enorme sucesso nas anteriores edições”, por permitir que “os espetáculos cheguem aos quatro cantos do mundo”.

Durante a apresentação do FITEI, a 6 de abril, Gonçalo Amorim destacou o espetáculo “Dragón”, do dramaturgo chileno Guillermo Calderón, que sobe ao palco do TNSJ no fim de semana, dando a conhecer “um momento de crise criativa e amorosa de um grupo de artistas”.

“Fuck me”, sobre a vida da bailarina e coreógrafa Marina Otero, da Argentina, vai estar em cena a 17 de maio no Rivoli. No dia seguinte, sobre ao palco do Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, “Orgia”, de Nuno M. Cardoso, com Beatriz Batarda, Albano Jerónimo e Marina Leonardo. Nos dias 20 e 21 de maio segue-se “Fabulamãe”, com encenação e interpretação de Teresa Arcanjo e texto de Pedro Galiza, no Teatro Campo Alegre, no Porto. Por fim, a 22 de maio, o FITEI encerra com “Othello”, de Marta Prazos (Galiza/Espanha), uma coprodução da Voadora, Teatro de La Abadia, TNSJ e Mit Ribadavia.

O programa inclui ainda espetáculos de companhias como o Teatro do Frio, Assédio, Palmilha Dentada, entre outros.

Termos relacionados Cultura
(...)