Em comunicado, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) informa que não consegue ultrapassar os constrangimentos no funcionamento de alguns serviços de Obstetrícia/Ginecologia da Região até segunda-feira, 13 de junho.
Entre as 8h deste sábado e até às 8h de segunda-feira, as urgências deste serviço no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, estarão encerradas, sendo os atendimentos assegurados pelos restantes hospitais da região.
Na sexta-feira 10 de junho, acrescenta o comunicado, "verificaram-se constrangimentos na urgência de Ginecologia/Obstetrícia do Centro Hospitalar de Setúbal, motivados por uma situação de doença imprevista de um especialista, que não foi possível substituir". Na noite de sexta para sábado, esteve encerrado o Serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, que integra os hospitais São Francisco Xavier, Egas Moniz e de Santa Cruz, sendo as utentes reencaminhadas para outros hospitais da capital.
Caso haja necessidade de encaminhar utentes, "as equipas hospitalares articulam com o CODU/INEM, no sentido de identificar a unidade que naquele momento tem melhor capacidade de resposta", refere a ARSLVT.
"Vai ser complicado parir na Grande Lisboa", avisa o SIM
Em Braga, o Sindicato Independente dos Médicos anunciou que o Hospital de Braga irá encerrar a Urgência de Obstetrícia este domingo, 12 de junho, uma vez que "tem apenas 2 médicos na escala para o dia 12 de junho, quer de dia quer à noite". Uma situação que deverá repetir-se no sábado seguinte, 18 de junho, quando "haverá novamente apenas 2 médicos Ginecologistas/Obstetras escalados à noite".
"É o lamentável resultado da incapacidade do Governo em captar e fixar médicos no SNS, oferecendo-lhes condições de trabalho e remuneratórias adequadas ao seu nível de responsabilidade", aponta o sindicato.
Na quinta-feira, o SIM já tinha avisado que "vai ser complicado parir na Grande Lisboa", com "dias de catástrofe" nas maternidades, prevendo as situações mais graves em Almada, Barreiro e Setúbal este sábado e em Setúbal, Barreiro, Almada, São Francisco Xavier e Amadora-Sintra na segunda-feira.