Exibido esta quarta-feira documentário de Diana Andringa sobre Ribeiro Santos

O documentário sobre o impacto do assassinato do estudante José Ribeiro Santos pela PIDE/DGS, intitulado "12 de outubro de 1972/O dia em que perdemos o medo", será transmitido às 23h47 na RTP2.
Imagem de divulgação do Documentário "12 de outubro de 1972/O dia em que perdemos o medo", de Diana Andringa.

“No dia 12 de Outubro de 1972, durante uma reunião de estudantes no então Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, um agente da PIDE/DGS dispara contra dois estudantes. Um deles, José Ribeiro Santos, chega moribundo ao Hospital de Santa Maria, onde vem a falecer”, lê-se na apresentação do documentário.

A 13 de outubro, a Universidade explodiu em protestos e o funeral de Ribeiro Santos, fortemente policiado, transformou-se “numa manifestação generalizada de revolta”.

Esta segunda e terça-feira, 10 e 11 de outubro, o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra organizaram, no auditório do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a conferência “Resistência juvenil, ditaduras e políticas de memória O assassinato de Ribeiro Santos em 12 de Outubro de 1972”.

A par desta conferência, e do documentário de Diana Andringa que é exibido esta quarta-feira, estão previstas outras iniciativas associadas aos 50 anos deste assassinato:

- No site criado por uma equipa, em que pontua Alfredo Caldeira, pode buscar-se alguma informação sobre Ribeiro Santos, o seu tempo, o seu assassinato e o que desencadeou: https://ribeirosantos.net/

- No átrio do Arquivo Nacional da Torre do Tombo haverá uma mostra documental, intitulada "Nos 50 anos do assassinato de José António Ribeiro Santos", que estará patente entre 07-10-2022 e 10-01-2023.

- No auditório do Museu do Aljube, entre os dias 19 e 21 de outubro, será apresentado um espetáculo do Teatro do Vestido, com Joana Craveiro, com entrada gratuita, intitulado “NAQUELE DIA, NÃO PASSOU NA TELEVISÃO” . Sujeito a inscrição em: [email protected]

- Um grupo de artistas juntar-se-á para fazer um mural, no final do mês de outubro, em local a definir.