Está aqui

Estremadura espanhola homenageia jornalista Mário Neves

No dia 17 de Abril, a ARMHEX, uma associação da Estremadura espanhola para a recuperação da sua memória histórica, promoveu uma homenagem ao jornalista português Mário Neves, que, em 1936, fez a primeira reportagem sobre a "Matança de Badajoz". Por Vítor Ruivo.
Foto de Fátima H. Cristo.

O activismo antifascista no estado espanhol mantém-se muito presente, num esforço meritório de não deixar esquecer e de trazer aos dias de hoje a memória cada vez necessária sobre o anterior regime fascista em Espanha, nomeadamente sobre os massacres provocados durante a Guerra Civil de 1936-39. Aqui fica o curto registo de uma dessas múltiplas iniciativas:

A Asociación para la Recuperación de la Memoria Histórica de Extremadura (ARMHEX) homenageou o jornalista português Mário Neves (1912-1999), “exemplo de jornalismo rigoroso e comprometido do século XX”. A homenagem teve lugar no passado dia 17 de Abril, no Salão Nobre da Câmara de Badajoz e inseriu-se no projecto “Tras las huellas de la memoria en Extremadura” (No rasto da memória na Estremadura), que aquela associação tem desenvolvido através de diversas iniciativas.

No evento, além do historiador espanhol Moisés Cayetano Rosado, intervieram também Maria Emília Neves, filha de Mário Neves e Ana Luísa Rodrigues, jornalista da TV portuguesa.

A homenagem teve como tema central a reportagem efectuada por Mário Neves, então jovem jornalista do Diário de Lisboa, e neste publicada no próprio dia 15 de Agosto de 1936, sobre a “Matança de Badajoz”. A ARMHEX, cita na sua página online as palavras iniciais da crónica de Mário Neves: “Sou o primeiro jornalista português que entra em Badajoz depois da queda da cidade em poder dos rebeldes. Acabo de presenciar um tal espectáculo de desolação e de pavor que demorará a apagar-se dos meus olhos”.

A reportagem de Mário Neves “foi a primeira a fazer chegar à opinião pública internacional notícia do massacre perpetrado pelos rebeldes espanhóis. As últimas crónicas de Neves foram já censuradas pelas autoridades portuguesas, afins do fascismo espanhol, dado o impacto e a difusão que estavam causando a nível internacional.”

Na página da ARMHEX muito mais pode ser visto sobre Mário Neves (primeiro embaixador de Portugal na União Soviética, após o 25 de Abril de 74), sobre os factos relacionados com a sua reportagem e o período da história de Espanha a que dizem respeito.

Seguem algumas fotos da homenagem, obtidas por uma portuguesa (Fátima H. Cristo) das várias que lá se deslocaram a assistir ao acto.

Termos relacionados Cultura
(...)