Está aqui

Espanha: Dezenas de milhares exigem referendo à monarquia

As praças das principais cidades de Espanha encheram-se de pessoas pedindo o fim da monarquia e exigindo um referendo. O apelo para as manifestações foi feito por Izquierda Unida, Podemos, ERC, Equo e outras forças e coletivos de esquerda. Petição pelo referendo à monarquia ultrapassou já as 160.000 assinaturas.
Puerta del Sol em Madrid completamente cheia pela manifestação pelo fim da monarquia e a favor do referendo - Foto de J. J. Guillen/Epa/Lusa

Como se pode ver na foto, a Puerta del Sol em Madrid encheu-se por completo, juntando mais de 20.000 pessoas a manifestar-se pelo fim da monarquia e pelo referendo, com muitas bandeiras tricolores, símbolo da República espanhola.

As palavras de ordem mais gritadas em Madrid foram “España, mañana, será republicana!” e “Los Borbones a las elecciones!”.

Em Barcelona, milhares de pessoas concentraram-se na Plaza Catalunya, onde foram marcantes as bandeiras tricolores e catalãs e um cartaz, referente ao referendo catalão pela autodeterminação, “Queremos votar 9N 2014”. Também na Catalunha, houve manifestações significativas em Tarragona, Girona e Lleida.

Manifestações igualmente muito significativas na Plaza Arriaga em Bilbau no País Basco, na Plaza del Ayuntamiento de Valência e na Plaza Nueva de Sevilha, na Andaluzia.

Foto de Despauterio no Instagram

Realizaram-se ainda concentrações da diáspora espanhola em muitas cidades de outros países. Em Bruxelas juntaram-se mais de 300 pessoas, em Paris 200, em Berlim 200, em Amesterdão 100 (ver foto).

Na Internet, há várias petições pelo referendo à monarquia. A mais significativa, Referéndum YA!, iniciada após a abdicação do rei de Espanha nesta segunda-feira, já tem mais de 160.000 assinaturas, em menos de 24 horas.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)