Espanha: desemprego sobe e ronda os 4 milhões

02 de setembro 2010 - 11:37

Depois de quatro meses de queda, número de desempregados volta a aumentar 1,5% em Agosto. No total, são 3.969.661 os trabalhadores sem emprego. País é recordista em desemprego na UE.

PARTILHAR
Total de desempregados é de 3.969.661.

O número de desempregados em Espanha cresceu 1,5% em Agosto e ronda agora os quatro milhões, pondo fim às quedas consecutivas dos últimos quatro meses.

Dados do Ministério do Trabalho e Imigração mostram que o número de desempregados em Agosto cresceu em 61.083 pessoas na 14 comunidades espanholas, um aumento de 1,5% face a Julho. O total de desempregados situa-se agora no 3.969.661.

Segundo o Eurostat, o desemprego espanhol já era o mais elevado da União Europeia em Julho, atingindo 20,3% da mão-de-obra.

Segundo o El País, a ministra da Economia, Elena Salgado, acredita que este valor “não é mau”, e que demonstra como está a arrancar a “estabilização do mercado laboral”.

Apenas na área da agricultura é que o desemprego registou uma queda em Agosto, subindo nos restantes sectores, sobretudo o sector dos serviços, onde se concentram 62% dos novos desempregados deste mês.

O governo revelou ainda que a Segurança Social espanhola perdeu 131.858 mil pessoas, igualmente em Agosto passado, o que em termos percentuais representa uma redução de 0,74%.