Erro grave na PACC Português nível 1

07 de abril 2015 - 22:48
PARTILHAR

A PACC Componente específica - Português Nível 1 continha um erro grave. Aparentemente, o erro foi detetado e o júri nacional tentou informar todas as escolas. No meu caso, a informação só chegou quando a prova estava praticamente terminada. Sei de escolas onde esta situação do erro na questão nem foi anunciada... mais uma tremenda confusão. Texto de Miguel Lobo

Foto de Paulete Matos

Hoje realizei a PACC [Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades] Componente específica - Português Nível 1 na Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho, Moreira da Maia, Maia - 152055 - AE Dr. Vieira de Carvalho.

Acontece que a prova continha um erro grave pois no item 1 da Parte II pedia para considerar um dos textos narrativos literários contemplados no Programa do Ensino Básico ou nas Metas Curriculares de Português – Ensino Básico, escolher um desses textos e expor fundamentadamente por que motivo o considerava uma boa opção para analisar os elementos constitutivos da narrativa com alunos do 2.º Ciclo. Como esta prova é dirigida aos candidatos a professores dos grupos de recrutamento 110, 200, 210, 220 esta questão nunca poderia estar nesta prova pois se refere aos alunos do 2º Ciclo e os candidatos ao grupo 110 não sabem como responder.

Aparentemente, o erro foi detetado e o júri nacional tentou informar todas as escolas onde se realizavam a prova (nível nacional). No meu caso, a informação só chegou quando a prova estava praticamente terminada, era já 12h00, hora em que deveria terminar a prova e os vigilantes já se preparavam para recolher as provas. Foi-nos avisado por um elemento que nem se identificou, a dizer que a questão estava errada, que poderíamos considerar os alunos do 1º Ciclo nessa questão e que teríamos uma tolerância de 30 minutos.

Acho gravíssimo que se altere questões estando já os candidatos a terminar a prova. A situação apenas serviu para confundir ainda mais os candidatos, para aumentar ainda mais a injustiça de toda esta situação, já que muita da matéria que saiu nesta prova referia-se ao 2º Ciclo.

Sei de escolas onde esta situação do erro na questão nem foi anunciada, outras apenas deram tolerância e não avisaram do erro, ou seja, mais uma tremenda confusão... Espero receber algum feedback vosso sobre esta situação pois isto pode significar eu estar um ano sem concorrer, o que é gravíssimo para mim e para a minha família que de mim depende.

Texto de Miguel Lobo, enviado para o esquerda.net em 26 de março de 2015