Está aqui

Emicida em residência artística na Universidade de Coimbra

Durante três meses, o artista brasileiro está a efetuar uma residência artística no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Esta é uma iniciativa piloto da “Residência Artística CES” no âmbito das atividades da Universidade Popular Empenho e Arte. 
Emicida em residência artística na Universidade de Coimbra
Emicida em residência artística na Universidade de Coimbra. Fotografia: Wiki Commons

Leandro Roque de Oliveira, conhecido artisticamente como Emicida, iniciou no dia 25 de julho uma residência artística no CES, em Coimbra, que irá durar até ao dia 21 de outubro. 

A residência artística visa promover uma reflexão e um diálogo transatlântico sobre a relação entre arte, ciência e transformação social. Emicida participará numa agenda diversificada de eventos de que constam palestras, intervenções artísticas, rodas de conversa e entrevistas.

“Com esta proposta pretende-se criar um espaço emblemático de articulação entre investigação desenvolvida no CES e a criação artística com impacto público na promoção dos direitos humanos, na afirmação de vozes e linguagens negligenciadas pela cultura académica e no estreitamento de diálogos com os movimentos sociais na Europa e no Sul global”, refere o CES, em comunicado. 

A presença de Emicida decorre no âmbito das atividades e projetos que o CES coordena, nomeadamente a Universidade Popular Empenho e Arte (UPEA-CES), o Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Socais e os projetos de investigação KINDER e PARENT, coordenados por Tatiana Moura. 

Emicida, nascido em 1985, participou em diversos "duelos" de MC, tendo-se tornado conhecido por ganhar a maioria deles. A sua primeira edição musical teve lugar em 2009, com “Pra quem já Mordeu um Cachorro por Comida, até que eu Cheguei Longe…”.

Em 2017, Emicida participou no projeto “Língua Franca”, conjuntamente com o brasileiro Rael, e os portugueses Capicua e Valete. Recentemente lançou o documentário “AmarElo – É Tudo Pra Ontem”.  Emicida participa no programa semanal  (também dispobnível em podcast) “Papo de Segunda”, com Fábio Porchat, Francisco Bosco e João Vicente de Castro.

Termos relacionados Cultura
(...)