Dor Shapira, o embaixador de Israel em Portugal, está de saída. Segundo o próprio anuncia na sua conta do X, faltam duas semanas para abandonar o cargo e “os últimos dias foram de despedidas”. Nas imagens de um dessas festas, que decorreu enquanto ocorre ao mesmo tempo um genocídio em Gaza, podem-se ver figuras como Carlos Moedas (presidente da Câmara de Lisboa, Rodrigo Saraiva (da IL), Pedro Frazão (do Chega), Pedro Delgado Alves e Sérgio Sousa Pinto (do PS), Liliana Reis e Alexandre Poço (do PSD), Telmo Correia (do CDS) e os comentadores pró-sionistas Helena Ferro Gouveia e Nuno Rogeiro.
Apesar de ainda faltarem duas semanas para a nossa partida, os últimos dias foram de despedida.
Gostaria de agradecer à Embaixadora Randi e ao Jeff Levine por terem organizado uma despedida tão emotiva.
E à equipa IL-PT, liderada por Madalena Barata, por ter organizado mais uma.… pic.twitter.com/mZfCBRrEyT— Dor Shapira🇮🇱 (@ShapiraDor) July 30, 2024
O embaixador agradece “a tantos amigos e colegas que nos honraram com a sua presença” e especialmente a Madalena Barata por ter organizado “mais uma” festa para além das feitas pela embaixada. Esta preside a uma associação extremista chamada Portugueses por Israel que, na sua declaração de princípios, diz querer lutar pelo “reconhecimento do anti-sionismo como forma de anti-semitismo”.