Elétrico 24 de novo nas ruas de Lisboa

23 de abril 2018 - 11:57

A partir desta terça-feira, o elétrico 24 passa a ligar Campolide à Praça Luís de Camões “para já”, passando por Amoreiras, Rato e Príncipe Real.

PARTILHAR
Elétrico 24 volta amanhã a percorrer as ruas de Lisboa - Fotos de Maria Ermelinda Fernandes
Elétrico 24 volta amanhã a percorrer as ruas de Lisboa - Fotos de Maria Ermelinda Fernandes

Segundo a agência Lusa, a Câmara Municipal de Lisboa anunciou no facebook, na passada sexta-feira, que “Dia 24 de abril o Elétrico 24 regressa às ruas de Lisboa! Menos Carros Mais Carris”. A autarquia refere que o percurso tem início em Campolide, passando pela Rua das Amoreiras, Jardim das Amoreiras, Rato, Rua da Escola Politécnica, Príncipe Real, Ascensor da Glória e Largo Trindade Coelho, finalizando “para já” na Praça Luís de Camões.

O elétrico 24 começou a circular em 1905, ligando o Rossio a Campolide, mas a carreira foi “provisoriamente suspensa” em 1995, para construir um parque de estacionamento em Campolide. Segundo a Lusa, a Assembleia Municipal de Lisboa aprovou, em dezembro de 2011, uma moção pela reposição do histórico elétrico 24 – Cais do Sodré/Campolide. A Carris considerou, no entamnto, que o assunto não era “prioritário a curto prazo”.

Em 2015, foi lançada uma petição online, que recolheu mais de 3.300 assinaturas, por iniciativa da Plataforma Elétrico 24. No texto, referia-se que a importância do elétrico 24 “para a melhoria da mobilidade da cidade, assim como o seu grande potencial para o desenvolvimento do turismo de qualidade na capital, são evidentes, devendo merecer por isso a maior atenção por parte da CML e da Carris”.

Elétrico 24 volta amanhã a percorrer as ruas de Lisboa - Fotos de Maria Ermelinda Fernandes
Elétrico 24 volta amanhã a percorrer as ruas de Lisboa - Fotos de Maria Ermelinda Fernandes

“A linha de eléctrico 24 é a única linha que liga a zona ribeirinha do Cais do Sodré/São Paulo à ‘Sétima Colina’, trepando a Rua do Alecrim e da Misericórdia até à Igreja de S. Roque e Jardim de São Pedro de Alcântara, seguindo depois ao longo de toda a Rua da Escola Politécnica em direcção ao Rato e às Amoreiras, e que, paralelamente, desde que a Carris suprimiu a carreira 790 o eixo R. Alecrim/Misercórdia/Escola Politécnica está reduzido a 1 única carreira (758), que não tem conseguido dar resposta ao nível intenso de procura pelos passageiros”, sublinhava o documento.

Isabel Pires
Isabel Pires

Esta cidade não é para... lisboetas!

11 de junho 2015

Ainda em 2015, o elétrico 24 chegou a ser posto em funcionamento só para turismo, “com um preço absurdo de 6€ por 24h (bilhete que apenas pode ser utilizado no equipamento em questão)”.

Em artigo publicado no esquerda.net, a deputada municipal do Bloco de Esquerda Isabel Pires acusava: “Esta situação vem no seguimento de um processo de concessão dos transportes públicos e pode ser um bom exemplo do que poderá vir a ser um horizonte de privatização dos transportes públicos em Lisboa”.

A reposição desta linha fazia parte do acordo entre o Bloco e o PS para a Câmara Municipal de Lisboa.