Está aqui

Defensores da reabertura da Linha do Corgo apoiam o Bloco

O Movimento Cívico pela Linha do Corgo, que defende a reabertura daquela linha ferroviária encerrada pelo atual governo, declarou o seu apoio à candidatura bloquista de Vila Real.
Foto Nuno Morão/Flickr

A declaração de apoio foi anunciada esta terça-feira por um dos promotores deste movimento. Na mensagem enviada à candidatura do Bloco encabeçada por Carlos Gomes, João dos Santos justifica o apoio com o facto de “o Bloco de Esquerda ter sido o partido que mais se debateu contra esta triste situação”, participando em muitas das iniciativas contra o encerramento daquela linha inaugurada em 1906.

No seu manifesto eleitoral para as eleições deste domingo, o Bloco defende a “prioridade à ferrovia”, financiada com 10% do imposto sobre Produtor Petrolíferos, e um plano de recuperação das linhas do caminho de ferro abandonadas.

O abandono desta linha ferroviária teve início ainda durante os governos de Cavaco Silva, com o encerramento do troço entre Chaves e Vila Real em 1990. Em 2009, o troço restante da linha, entre Vila Real e a Régua, foi encerrado para obras, vindo a ser definitivamente encerrado já pelo atual governo no início de 2012.

linha do corgo.mpg

Artigos relacionados: 

Termos relacionados legislativas 2015, Política
(...)