Habitação

Preço mediano das casas subiu 19% no último ano

22 de outubro 2025 - 12:39

Dados do INE do segundo trimestre confirmam que o aumento dos preços não parou de acelerar face ao trimestre anterior, alcançando um preço mediano de 2.065 euros por metro quadrado.

PARTILHAR
casas pintadas em prédio
Foto de Paulete Matos.

Entre abril e junho foram transacionados em Portugal 41.608 alojamentos familiares e o preço mediano alcançou os 2.065 euros/m2. Trata-se de um aumento de 19% face ao mesmo trimestre de 2024 e de 0.3 pontos percentuais face ao trimestre anterior.

Os dados são do Instituto Nacional de Estatística, citados pela agência Lusa, e mostram ainda um aumento do número de transações de alojamentos familiares face ao segundo trimestre do ano passado em 15,6%.

Isto parece não estar a resultar, pois não?

por

Nuno Serra

28 de setembro 2025

Quanto ao aumento do preço mediano - que é diferente do preço médio por reduzir o peso dos valores extremos no cálculo - ele verificou-se em todas as regiões, com destaque para o aumento de 38,7% no Baixo Alentejo. Os preços mais elevados continuam a ser os das sub-regiões da Grande Lisboa, Algarve, Península de Setúbal, Região Autónoma da Madeira e Área Metropolitana do Porto.

Na análise da origem do domicílio fiscal dos compradores, verifica-se que os que estão domiciliados no estrangeiro pagaram mais pelas casas do que os que têm domicílio fiscal em Portugal. Essa diferença foi de 61,9% na Grande Lisboa e de 29% na Área Metropolitana do Porto.

Entre os 24 municípios com mais de 100 mil habitantes, o aumento dos preços acelerou em 19, com Vila Nova de Gaia e Coimbra a liderarem os maiores aumentos. Abaixo do aumento homólogo de 19% verificado a nível nacional estiveram os concelhos de Setúbal (18,5%), Matosinhos (17,2%), Odivelas (16,6%), Lisboa (11,4%), Porto (9,2%) e Cascais (8,8%).

Termos relacionados: Sociedade