Covid-19: o país prepara-se para a epidemia

Há escolas e serviços públicos encerrados e visitas a lares, hospitais e prisões suspensas. Diretores de escolas querem férias da Páscoa antecipadas e há jogos de futebol à porta fechada. Governo recomenda suspensão de eventos com mais de 5 mil pessoas. Direção-geral de Saúde disponibiliza Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença.

Segundo o último balanço internacional, feito pela France Press na manhã desta terça-feira, a epidemia de covid-19 infetou, desde o início, um total de 114151 pessoas em 105 países, das quais 64.172 pessoas já recuperaram e 4012 morreram.

A China continua a ser o país em que os números são mais graves com 80.754 casos e 3136 mortes. Com o número de infeções a decrescer, as preocupações aqui começam a inverter-se: são os casos importados que chamam agora a atenção.

A Itália surge a seguir com 9172 casos e 463 mortes, na Coreia do Sul registaram-e 7513 casos e 54 mortes), no Irão 7161 casos e 237 mortes) e em França 1412 e 25 mortes.

Em Portugal, os números do início da manhã de terça-feira indicam 41 infeções confirmadas e 83 esperam resultados de análise, havendo 375 casos suspeitos. A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, foi chamada à Comissão Parlamentar de Saúde pelo Bloco e pelo PSD prestar esclarecimentos sobre as medidas que estão a ser tomadas.

Encerramentos, suspensões e quarentenas

Entretanto as primeiras medidas de contenção do surto começam a fazer-se sentir nas zonas em que há casos confirmados.

Os diretores de escolas sugerem a antecipação das férias da Páscoa em 15 dias. Estas começariam já na próxima sexta-feira. A direção-geral de Saúde determinou o encerramento de todas as escolas dos concelhos de Felgueiras e Lousada, da Escola Secundária da Amadora e Escola Básica Roque Gameiro na Amadora e das Secundária Manuel Teixeira Gomes e Escola Básica Professor José Buisel em Portimão. O Conservatório do Porto cancelou as suas atividades.

No ensino superior também é a norte que há mais encerramentos: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário em Paredes e Famalicão. A Universidade do Minho também suspendeu todas as atividades letivas presenciais. A sul a Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz em Almada também encerrou atividades.

Muitas outras universidades cancelaram atividades: Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade Lusíada-Norte, Universidade dos Açores, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Instituto Superior de Ciência Educativas do Douro,Escola Superior de Saúde de Leiria, Universidade de Évora e Politécnico de Beja.

Na área da saúde, foram limitadas as visitas a todos os hospitais e lares do Norte, ao Centro Hospitalar de Lisboa Norte, ao IPO de Lisboa, ao Hospital de Évora e ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Cancelaram-se todas as Juntas Médicas de avaliação de incapacidade.

Várias autarquias tomaram medidas de encerramento de serviços ou de suspensão de atividades, nomeadamente as Câmaras do Porto, Felgueiras, Lousada, Vila Nova de Gaia, Paredes, Paços de Ferreira, Vizela, Viana do Castelo, Valpaços, Ponte de Lima,São Brás de Alportel, Ílhavo, Coimbra, Cantanhede, Celorico de Basto, Portimão. O mesmo foi feito por várias freguesias.

Na área da justiça, as formações presenciais dos estágios de advocacia no Porto e Guimarães estão suspensas, a Comarca ada Madeira pedem que apenas vão aos tribunais em caso “absolutamente inadiável”.

As visitas às prisões do Norte foram suspensas na totalidade, no resto do país apenas as dos fins-de-semana não se realizam por enquanto.

Na área do desporto e da cultura também se começaram a cancelar eventos: o Teatro Nacional São João, no Porto suspendeu o espetáculo “The Scarlet Letter”. A meia-maratona e corrida do dia do Pai em Braga foram canceladas, a maratona de Lisboa que devia acontecer a 22 de março foi adiada para setembro. O governo, aliás, tinha recomendado a suspensão de eventos com mais de cinco mil pessoas. A liga de futebol comunicou entretanto que os jogos da 1ª e 2ª se realizarão à porta fechada no próximo fim de semana.

Há outros eventos que não se vão realizar como o dia da Defesa Nacional, a feira de tecnologia na Exposalão da Batalha, entre outros.

Publicado o Plano Nacional de Preparação e resposta ao Covid-19

A direção-geral de Saúde disponibilizou já no seu site a pré-publicação do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo coronavírus. Nas 80 páginas do documento elencam-se diversas medidas possíveis nas várias fases do surto.

A DGS considera que atualmente estamos na fase de contenção, a segunda mais grave, à qual se segue a fase “vermelha”, a de chamada mitigação, na qual “as cadeias de transmissão da Covid-19 já se encontrarão estabelecidas em Portugal”.

Nessa última fase “as medidas de contenção da doença serão insuficientes e a resposta será focada na mitigação dos efeitos da Covid-19 e na diminuição da sua propagação, de forma a minimizar a morbimortalidade e/ou até ao surgimento de uma vacina ou novo tratamento eficaz”.

Entre as medidas passíveis de serem adotadas estão o estabelecimento de horários de trabalho flexíveis que sejam desencontrados entre si, o trabalho à distância e, apenas em condições extremas, o encerramento de locais de trabalho. Nas escolas, poderão existir medidas como turmas mais pequenas ou maior distância entre alunos, para além do encerramento parcial ou total nos casos mais gravosos.

Termos relacionados Covid-19, Sociedade