Com o lema “Mudar de Futuro”, a Convenção terá a sessão de abertura no dia 7 de Maio, pelas 11h com a eleição da Mesa da Convenção, seguida da alocução de abertura pelas 11h30. As Moções de Orientação Política começarão a ser discutidas pelas 15h. A sessão de encerramento decorrerá no dia 8 de Maio, pelas 12h30.
Em discussão na Convenção estarão quatro Moções de Orientação Política, tendo a Moção A Francisco Louçã como primeiro subscritor, João Pedro Freire como primeiro subscritor da Moção B, a Moção C conta com Gil Garcia como primeiro subscritor, sendo António Jorge Céu o primeiro subscritor da Moção D.
Para a VII Convenção Nacional foram eleitos 548 delegados/as eleitos/as, reflectindo uma descida dos anteriores 603 delegados e delegadas presentes na VI Convenção. Este decréscimo é fruto da alteração da proporção para a eleição de delegados/as, sendo actualmente essa proporção de 1 para 15, ao contrário da anterior Convenção em que a proporção era de 1 para 10.
Os números apurados conferem à Moção A 452 delegados/as, à Moção B 10 delegados/as, à Moção C 63 delegados/as e à Moção D 9 delegados/as. As Plataformas sem Moção Global contabilizaram a eleição de 14 delegados/as.