Está aqui

Consumidores portugueses pagam a eletricidade mais cara da Europa

Os números do Eurostat confirmam que em 2018 foram os consumidores portugueses a pagar o preço mais elevado pela eletricidade, quando calculado em função do poder de compra de cada país.
notas e eletricidade
Foto Marco Verch/Flickr.

Portugal surge na frente dos países que mais pagam pela eletricidade que consomem, tendo em conta o rendimento da sua população. A seguir vem a Alemanha, Espanha, Bélgica, Roménia, Chipre e Polónia. Os números são do Eurostat e dizem respeito aos preços praticados em 2018.

Tirando deste cálculo o ajustamento ao poder de compra, Portugal passa a ocupar a sexta posição na lista dos países onde as pessoas mais pagam pela eletricidade que consomem, o que corresponde a 22.90 euros por 100 kWh. Na Dinamarca, Alemanha, Bélgica, Irlanda e Espanha paga-se mais do que por cá. Um dos componentes da formação dos preços finais são os impostos e taxas que surgem na fatura. Com essas taxas e o IVA a 23%, mais de metade (55%) do valor pago pela eletricidade em Portugal corresponde a essas taxas e impostos, uma taxa semelhante à alemã (54%) e apenas abaixo da Dinamarca (64%), sendo bastante superior aos 37% da média praticada no conjunto dos países da União Europeia.

No que respeita ao consumo doméstico de gás, o panorama é semelhante, com os portugueses a pagarem a quarta fatura mais elevada da UE, tendo em conta o seu poder de compra, apenas ultrapassados por Suécia, Espanha e empatados com a Itália. Aqui não se pode apontar o dedo aos impostos e taxas, que perfazem 25% da fatura, ficando abaixo da média da UE, que é de 27%. Também ao contrário da eletricidade, cujo preço aumentou 2.8% em 2018, o preço do gás em Portugal registou a segunda maior queda (1.9%) face ao ano anterior, uma descida de preços apenas ultrapassada pela da Croácia, quando a média da União Europeia apresenta uma subida 5.7%. Contas feitas pelo Eurostat, os portugueses pagaram em média 7.80 euros por 100 kWh, acima dos 6.70 euros da média da UE e até dos 7.60 euros da média dos países da zona euro.

Termos relacionados Sociedade
(...)