Está aqui

Conferência sobre escassez de vacinas junta especialistas nacionais e internacionais

O Bloco promove esta quarta-feira às 17h30 uma conferência intitulada "Vacinas: Quantas Vidas Vale um Negócio?", com transmissão em direto nas redes sociais e no Esquerda.net.

Esta quarta-feira realizar-se-á um debate público sobre o problema da escassez de vacinas e o papel de Portugal neste processo. Serão abordadas duas dimensões: a dimensão de Saúde, Ciência e Investigação, com enfoque no financiamento e processo de investigação da vacina Covid; e a dimensão Económica e Jurídica, onde serão debatidas questões jurídicas sobre as leis de propriedade industrial e as decisões politicas em torno do modelo de produção das vacinas.

O painel é composto por 11 convidados portugueses e internacionais, convidados pelos eurodeputados Marisa Matias e José Gusmão. Entre eles estão Aranda da Silva, que foi Bastonário dos Farmacêuticos, Presidente do Infarmed e Diretor do Laboratório Militar; Miguel Prata Roque, Professor de Direito e ex-Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros; Suerie Moon, co-diretora do Centro de Saúde Global do Instituto Universitário de Altos Estudos Internacionais de Genebra e co-Presidente do Fórum Global para a Governação do Instituto de Saúde Global de Harvard; e Sangeeta Shashikant, Coordenadora do Programa de Desenvolvimento e Propriedade Intelectual da Third World Network.

Segundo a divulgação do evento, serão várias as questões em debate: "É inevitável não haver vacinas para todos? Que dizem os contratos com as farmacêuticas, como foram feitos e porque não são respeitados? Se a investigação dependeu em larga medida de financiamento público, porque não são públicos os direitos de produção? Porque não foram atendidos os apelos da ONU e OMS para a partilha de tecnologia? O que diz a legislação sobre as patentes e as licenças obrigatórias? E Portugal, não tem papel nenhum nisto?"

Participantes na conferência:

José Aranda da Silva - Antigo Bastonário dos Farmacêuticos, ex-Presidente do Infarmed e ex-Diretor do Laboratório Militar
Bruno Maia - Médico Neurologista e Intensivista
Inês Monteiro Alves - Coordenadora Jurídica da Inventa International
João Antunes - Médicos Sem Fronteiras, Representante em Portugal
Miguel Prata Roque - Jurista, Professor de Direito, ex-Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros
Moisés Ferreira - Deputado do Bloco de Esquerda
Sangeeta Shashikant - Coordenadora do Programa de Desenvolvimento e Propriedade Intelectual, Third World Network
Suerie Moon - Diretora do Centro de Saúde Global, do Instituto Universitário de Altos Estudos Internacionais de Genebra
Teresa Summavielle - Investigadora i3s, Professora Universitária
Marisa Matias - eurodeputada do Bloco de Esquerda
José Gusmão - eurodeputado do Bloco de Esquerda
Termos relacionados Política
(...)