Militares israelitas detiveram esta quarta-feira os ativistas que integram a flotilha humanitária para Gaza, entre os quais a atriz Sofia Aparício, o ativista Miguel Duarte e a coordenadora bloquista Mariana Mortágua.
Missão humanitária
Israel lança o assalto aos barcos da flotilha e detém Mariana Mortágua
O movimento de solidariedade com a Palestina convocou uma concentração para esta quinta-feira às 18h em frente à embaixada de Israel, na Rua António Enes em Lisboa, pela libertação dos cidadãos portugueses feitos reféns por Israel, pelo fim do cerco ilegal a Gaza e por sanções que travem os crimes contra o povo palestiniano cometidos pelo Estado de Israel.
A convocatória estende-se a outras onze cidades. No Porto, às 19h na Praça D. João I (Rivoli), em Aveiro às 18h na Praça da República, em Braga as 19h no Chafariz, em Coimbra às 18h na Praça 8 de Maio, em Castelo Branco às 18h30 em frente à Câmara Municipal, em Faro às 18h30 na Rotunda do Fórum Algarve, em Setúbal às 18h30 na Praça do Bocage, em Viseu às 18h na Rua Dom António Alves Martin, em Évora às 18h em frente à Câmara Municipal, em Chaves às 21h no Largo do Arrabalde e em Portalegre às 19h junto ao Plátano.
“Exigimos que Portugal, no pleno exercício da sua soberania, aja com todos os meios diplomáticos e jurídicos ao seu dispor para garantir a libertação imediata dos seus cidadãos feitos reféns por Israel, um Estado que viola reiteradamente o direito internacional com total impunidade”, refere a convocatória.