A candidatura “Almada em Comum”, que junta em coligação o Bloco de Esquerda e o Livre, apresentou publicamente a candidatura junto ao antigo tribunal da cidade ao final da tarde de quinta-feira.
Sérgio Lourosa Alves, o cabeça de lista à Câmara Municipal, prometeu “voltar a trazer os almadenses às decisões políticas com proximidade e convergência porque esta Almada em Comum só se faz com todos”.
"Casa como direito, mobilidade para as pessoas, ambiente protegido, trabalho digno, direitos humanos respeitados, cultura e desporto acessíveis, democracia participada” foram algumas das ideias fortes da campanha deixadas pelo candidato, a par da gestão publica da água e a proposta de criação de um provedor dos direitos humanos para combater o racismo e a homofobia.
Autárquicas 2025
“Almada em Comum”: Bloco e Livre juntam forças contra bloco central no concelho
"Sou orgulhosamente almadense e sou também com orgulho o rosto desta coligação", disse Sérgio Lourosa Alves, citado pela agência Lusa, destacando as lutas travadas no concelho pela habitação digna e contra os despejos. Prometeu apostar na expansão de espaços verdes, de hortas urbanas e de corredores ecológicos. Na política de mobilidade, o objetivo é a “Almada dos 15 minutos” onde as pessoas possam deslocar-se a pé para os seus trabalhos e aceder aos serviços de que necessitam.
A atual vereadora bloquista Joana Mortágua também participou nesta apresentação e deixou uma mensagem aos candidatos: "A vossa tarefa é escolher a coragem em vez da cobardia mesmo perante tragédias que nos assustam e que nos metem em medo e que nos podem prejudicar. A vossa tarefa é pôr o interesse comum à frente dos negócios privados. A vossa tarefa é não compactuar com o que está, com o situacionismo, não se conformarem com as possibilidades limitadas daquilo que existe", sublinhou.
Também o porta-voz do Livre, Rui Tavares, interveio para saudar a “demonstração da capacidade de convergência" e de "uma política otimista" que a coligação Almada em Comum traz à campanha, um exemplo que quer ver repetido para que “o progressismo, a ecologia, o humanismo, a solidariedade sejam maioritários neste país”.
Nesta apresentação houve ainda intervenções do primeiro candidato à Assembleia Municipal, o bloquista Jefferson Oliveira e da mandatária da candidatura, a escritora Luísa Costa Gomes. A coligação Almada em Comum apresenta listas em todas as freguesias do concelho às eeições de 12 de outubro.