Está aqui

Clubes repudiam decisão da UEFA e iluminam estádios com bandeira arco-íris

A UEFA cedeu à pressão do governo de extrema-direita húngaro para que o estádio de Munique não se ilumine com as cores LGBTI+ no jogo desta quarta-feira, em que a Alemanha defronta a Hungria no Europeu de futebol.
Allianz Arena. Imagem publicada na conta de Twitter do jogador Antoine Griezmann.

A autarquia de Munique solicitou à UEFA - União das Associações Europeias de Futebol, autorização para iluminar o exterior do Allianz Arena com a bandeira arco-íris durante o encontro entre a Alemanha e a Hungria.

Esta seria uma iniciativa de solidariedade com a comunidade LGBTI+, que tem sido perseguida pelo governo húngaro e foi recentemente alvo de mais um ataque, com a aprovação de leis discriminatórias que atentam contra direitos fundamentais.

A UEFA optou, no entanto, por declinar o pedido, alegando que se trata de uma mensagem política e que é “uma organização neutral política e religiosamente".

“Tendo em conta o contexto político deste pedido específico, com uma mensagem dirigida à decisão tomada no parlamento húngaro, a UEFA tem de declinar este pedido,” lê-se no comunicado divulgado pela comunicação social.

Entretanto, clubes como Colónia, Eintracht Frankfurt e Wolfsburg demonstraram apoio à autarquia de Munique, prometendo iluminar os estádios com a bandeira arco-íris à hora do jogo.

“Um sinal para a diversidade. Durante o jogo da seleção alemã contra a Hungria, na quarta-feira à noite, os postes do RheinEnergieStadion vão iluminar-se com as cores do arco-íris”, pode ler-se na conta oficial do Colónia, no Twitter.

"Se Munique não o pode fazer na quarta-feira, os outros estádios do país terão de mostrar as suas cores. O Deutsche Bank Park [casa do Eintracht] vai brilhar com o arco-íris durante o jogo contra a Hungria", escreveu o porta-voz do Eintracht Frankfurt, Axel Hellmann.

Numa publicação nas redes sociais, o Olympiastadion (estádio olímpico de Berlim) anunciou que vai vestir as cores da bandeira LGBTI+: "Quando se trata de tolerância e direitos humanos, estaremos presentes - amanhã, a partir das 21h", lê-se no Twitter.

Hertha Berlin, Augsburg, Schalke 04, Arminia Bielefeld e Bayern Munique também repudiaram a decisão da UEFA publicamente.

A onda de solidariedade transpôs fronteiras, com o Barcelona e a Juventus a juntarem-se à causa. Em Portugal, a página de facebook Seleções de Portugal também engrossou esta onda de solidariedade.

Vários jogadores e ex-jogadores, como é o caso de Antoine Griezmann ou Paulo Futre, pedem que se ilumine o estádio de Munique.

 

Termos relacionados Internacional
Comentários (1)