Está aqui

Cinemateca arranca em Janeiro com retrospectiva a Godard e Straub

Os dois cineastas decisivos da história do cinema falecidos este ano serão projetados em Lisboa. Mostrar-se-ão filmes menos vistos de Godard e vários outros de Straub. Por Paulo Portugal.

A Cinemateca Portuguesa está já a preparar a programação de janeiro de 2023. E que terá em destaque a recordação da obra fundamental de Jean-Luc Godard e Jean-Marie Straub, dois cineastas decisivos da história do cinema e ambos recentemente desaparecidos no final deste ano – Godard, em Setembro, e Straub, em Novembro. Naturalmente, sem esquecer a importância de António da Cunha Telles, falecido também o mês passado, na sua qualidade de realizador, produtor e exibidor.

Jean-Luc Godard não será estranho à Cinemateca, que lhe dedicou já três retrospectivas, bem como duas edições da rubrica “Histórias do Cinema”, como recorda o comunicado oficial da Cinemateca Portuguesa. Sendo que o programa que se segue será “centrado em títulos menos vistos do realizador, sobretudo das décadas de 1970 e 1990, sem esquecer alguns dos filmes do início e do fim da obra do cineasta.”

De Jean-Marie Straub, contemporâneo de Godard, autor de uma vastíssima e coerente obra assinada em colaboração com a sua companheira Danièle Huillet, serão apresentados vários filmes, tanto da fase inicial (Pequena Crónica de Anna Magdalena Bach) como o título final (La France Contre Les Robots). Recordar também que esta dupla teve dois ciclos, um em 1998, com a presença de ambos, e depois outro, em 2018, além de uma memorável edição da rubrica “Histórias do Cinema”, conduzida por Alberto Seixas Santos em 2012.

Texto publicado originalmente no Insider.pt.

Sobre o/a autor(a)

Jornalista de cultura e cinema, autor do site insider.pt
Termos relacionados Cultura
(...)