Chile: Outra vez em primavera

A 25 de Outubro o povo chileno decidirá num plebiscito se quer uma nova Constituição política e que tipo de órgão será responsável pela sua elaboração. Artigo de Cristian González Farfán.
bandeira do Chile
Foto Movilh Chile/Flickr

O dia que marcará o primeiro aniversário da chamada "maior marcha do Chile" que, só em Santiago, atraiu mais de 1 milhão de pessoas, parece ser mais um marco na história do país. A 25 de Outubro o povo chileno decidirá num plebiscito se quer uma nova Constituição política e que tipo de órgão será responsável pela sua elaboração.

Na votação haverá dois boletins com duas opções a marcar em cada um: aprovação ou rejeição (em referência à criação de uma nova Constituição), e convenção mista (um órgão constituinte composto em partes iguais com membros do Congresso e membros eleitos popularmente) ou convenção constitucional (com todos os seus membros eleitos popularmente). Todas as sondagens, desde Novembro passado, avançam uma vitória por esmagadora maioria para a combinação da aprovação e convenção constitucional. A última sondagem Citizen's Pulse, da Activa Research, da primeira quinzena de Setembro, estimou que 75,1% do total dos cadernos eleitorais será a favor da aprovação e 57% a favor da convenção constitucional.

O processo constituinte terá um caráter sem precedentes na história chilena se a aprovação vencer, uma vez que permitiria abrir a deliberação do novo texto através de canais de participação popular. Nem a atual Constituição de 1980, forjada entre quatro muros pela ditadura de Augusto Pinochet, nem os textos constitucionais anteriores - os mais duradouros foram os de 1833 e 1925 - nasceram no calor de um diálogo democrático.

"O Chile está apenas a recuperar de uma mudança política que teve lugar há décadas na América Latina. Quase todos os países da região incorporaram mecanismos de democracia direta. Mas no Chile existe uma extrema rigidez institucional que manteve intacta a estrutura herdada da ditadura de Pinochet até a explosão social de 18 de Outubro, que abalou o sistema político, como o culminar de um ciclo de protestos que decorria desde o movimento estudantil de 2006", disse Claudia Heiss, diretora de Ciência Política da Universidade do Chile, à Brecha.

O calendário

A convocatória para o plebiscito de Outubro foi estabelecida a 15 de Novembro de 2019, no Acordo pela Paz Social e pela Nova Constituição, assinado pelos dois principais partidos políticos como resposta às exigências da revolta popular. O dia escolhido para a votação foi originalmente 26 de Abril, mas a covid-19 obrigou a adiar a data.

Na realidade, o processo constituinte terá lugar no contexto de uma crise sanitária. É por isso que o Serviço Eleitoral do Chile (Servel) publicou um protocolo de saúde para proteger os eleitores e vogais de mesa. "Votar no plebiscito não será mais perigoso do que ir ao supermercado", disse Patricio Santamaria, presidente da direção da Servel, a 14 de Setembro. No entanto, nos últimos dias a organização excluiu que as pessoas infetadas com o coronavírus pudessem votar. No dia 11 deste mês, o presidente Sebastián Piñera anunciou o prolongamento do estado de catástrofe por mais 90 dias, embora o dia da votação seja de recolher obrigatório durante a noite.

Apesar das restrições sanitárias, espera-se uma elevada afluência às urnas: na última sondagem "Pulso Ciudadano" 75,1% estavam seguros ou muito seguros de irem votar, embora a participação não seja obrigatória. A elevada participação é motivada pelo clamor de enterrar a Constituição de Pinochet, que, embora reformada 46 vezes, "mantém o status quo, uma vez que é um projeto de engenharia social que foi criado para neutralizar o governo de Unidade Popular e o ciclo histórico de crescimento do Estado e dos direitos sociais que vai desde 1940 a 1970", disse Jaime Bassa, professor de Direito Constitucional na Universidade de Valparaiso e participante ativo nas assembleias e conselhos territoriais auto-organizados, à Brecha no dia 18 de Outubro.

Mudar a Constituição é crucial, acrescenta Bassa, já que a de 1980 "entrega a prestação de direitos sociais, tais como a saúde, a habitação, a educação e a segurança social, a empresas privadas. É um modelo que mercantiliza a vida, gera precariedade e bloqueia as mudanças. Promove um estado subsidiário e uma economia neoliberal". Diz como exemplo disto, em vez de consagrar o direito público à saúde, a atual constituição estabelece que "cada pessoa terá o direito de escolher o sistema de saúde que deseja utilizar, seja ele estatal ou privado".

O acordo de 15 de Novembro estabeleceu que o órgão constituinte deve aprovar os seus regulamentos e cada uma das suas regras constitucionais por um quórum de dois terços dos seus membros em exercício. Se a opção de formar uma convenção constitucional for bem sucedida, os seus membros serão votados sob o mesmo sistema eleitoral que rege a votação dos deputados. No Chile existem 155 deputados eleitos sob um esquema proporcional de 28 distritos eleitorais, pelo que a convenção terá o mesmo número de membros. O acordo também estabeleceu um plebiscito de ratificação (com votação obrigatória) para validar o novo texto. Em 24 de Dezembro, foi aprovada a Lei 21,200, que modificou o Capítulo V da atual Constituição para regular todo o processo que se avizinha.

A pandemia alterou os planos iniciais e só a 27 de Março deste ano o Servel programou as três fases do ciclo completo. Após o plebiscito de entrada acima mencionado, em 11 de Abril de 2021,  os membros do órgão constitutivo serão eleitos. Nove meses após a instalação da convenção (o seu período de trabalho pode ser prolongado por 12 meses, se for solicitada uma prorrogação, apenas uma vez), será convocado o plebiscito de ratificação ou de saída. Se o processo seguir o caminho traçado, o Chile poderá ter uma nova Constituição, o mais tardar em 2022 e com outro Presidente da República: as eleições presidenciais terão lugar a 21 de Novembro de 2021.

A legitimidade da Constituinte

Sob pressão do movimento social e de alguns partidos políticos, novas regras foram acrescentadas nos últimos meses ao acordo de 15 de Novembro. Em Março passado, foi aprovada a paridade de género para uma eventual convenção constitucional. Além disso, os candidatos independentes poderão apresentar as suas próprias listas, desde que sejam apoiados por assinaturas perante um notário de 0,4% dos que votaram em cada distrito na última eleição dos deputados. Este é um procedimento muito difícil no contexto de uma pandemia e, por isso, foi pedido à Servel que autorizasse a assinatura eletrónica, mas ainda não deu resposta.

Por outro lado, no passado 7 de Julho, o Senado aprovou, em geral, uma reforma para reservar lugares na Assembleia Constituinte para os povos nativos. O número de lugares e o mecanismo de atribuição ainda não foram definidos.

"A legitimidade é jogada em várias dimensões, não se esgota na dicotomia independentes/militantes partidários. A chave para a reconfiguração das relações de poder é que a deliberação constituinte deve envolver os grupos que têm sido estruturalmente mais negligenciados. A natureza paritária da convenção ajuda a abordar uma das exclusões mais fortes da sociedade chilena, que é a questão do género. Os lugares reservados aos povos nativos são também um importante fator legitimador", diz Bassa.

Heiss concorda com a importância da paridade de género: "O simples facto de a convenção constitucional ser forçada a ter mulheres fala a um nível de inclusão que nunca foi visto no Chile ou em qualquer assembleia constituinte no mundo. A incorporação de novos atores - atrizes, neste caso - na discussão política é algo totalmente novo".

Contudo, há peritos que veem uma armadilha na baixa probabilidade de que participem na convenção atores independentes, tais como os líderes de bairro. Nestes termos e em vários meios de comunicação social, o advogado penalista Mauricio Daza referiu-se, desde o ano passado, à necessidade quase obrigatória de candidatos independentes concorrerem na lista de algum partido político, a fim de terem alguma opção real de integrar a Assembleia Constituinte.

"Não concordo com essa leitura. As portas para a participação estão agora mais abertas do que no acordo de 15 de Novembro. Penso que é uma boa maneira de canalizar as exigências das bases em alianças virtuosas com os partidos políticos. Eles poderiam recuperar o seu papel. Nós, os eleitores, temos a última palavra em eleger bem os nossos representantes e não permitir que velhos rostos da política se queiram reciclar na Constituinte. O que acontece é que as partes subverteram o significado das instituições, protegendo o interesse privado sobre o interesse geral", diz Bassa.

Sem ir mais longe, a Frente Ampla, uma coligação de forças de esquerda surgida em 2017, pretende abrir metade das suas candidaturas à Assembleia Constituinte a cidadãos que não pertençam a um partido. "O mundo social é o espaço natural da Frente Ampla". Temos militantes e independentes que têm vindo a liderar as exigências dos cidadãos. A Constituinte é para o confronto de ideias e não para uma assembleia de técnicos ou peritos", disse Jorge Ramírez, presidente do partido Frente Amplio, à Brecha.

De acordo com Valentina Moyano, membro da organização latino-americana "Rede de Politólogas", é muito provável que "nem todas as pessoas que ocupam um lugar na convenção venham dos setores populares". Para a cientista política, a legitimidade da assembleia não depende do número de independentes que nela se encontram, mas sim de "tornar vinculativos os plenários, assembleias e espaços de organização fora da arena do partido institucional".

De acordo com a posição de Moyano, Heiss acredita que a aprovação do regulamento interno da futura convenção "será uma grande oportunidade para incorporar mecanismos de participação direta dos cidadãos. Heiss prevê que se a Assembleia Constituinte trabalhar "à porta fechada, como uma cozinha", não terá legitimidade política.

Para Esteban González, coordenador da mesa da Unidade Social no município de Santiago de Pedro Aguirre Cerda, a legitimidade do processo também não passa exclusivamente pela incorporação de independentes na convenção. González, que trabalha com cerca de 40 organizações sociais no território comunal, acredita que "a rua é larga e pode acomodar todos, desde que procuremos o objetivo comum. Vamos apoiar os candidatos que defendam os princípios constitucionais necessários para o Chile que queremos".

Entretanto, a Coordenadora 8M, uma organização que se ocupa das exigências feministas, diz que embora tenha uma posição crítica sobre o acordo de 15 de Novembro, apelará a um voto de aprovação e convenção constitucional com as mesmas salvaguardas. "Não é apenas porque os setores políticos que estão a ser desafiados estabelecem as regras do jogo para o plebiscito. Existe um contexto político de impunidade para as violações dos direitos humanos e para as prisões políticas que ocorreram durante a revolta. Há um cenário de polarização política, no qual forças reacionárias de extrema direita, incluindo neofascistas, têm desenvolvido ações de massa muito violentas. Apelamos a que se vá além do acordo de 15 de Novembro", disse esta semana Karina Nohales, uma das porta-vozes da coordenadora. Ela refere-se às marchas de rejeição, que se dirigiram dos bairros abastados de Santiago para o centro cívico e cujos aderentes atacaram os da aprovação, ante a atitude complacente dos Carabineros.

A Constituição: o princípio de tudo

A importância da Constituição reside, segundo Bassa, no facto de "determinar as margens entre as quais o legislador se desloca". Certamente, acrescenta o advogado, a nova carta fundamental "não será a solução para todos os problemas sociais, nem o país mudará no dia seguinte à sua aprovação. Bassa diz que as reivindicações de cidadania são reguladas por lei e não pela Constituição. Contudo, "se a Constituição estabelece que as contribuições para a segurança social são propriedade privada, a lei não pode avançar para um sistema de solidariedade".

Uma interpretação semelhante tem Heiss, para quem é relevante compreender que "a Constituição não é uma política pública: não afetará a habitação, saúde, educação ou pensões". Apesar disso, a académica da Universidade do Chile defende que a inclusão dos direitos sociais no novo texto constitucional daria uma "orientação normativa" ao sistema político para "dar corpo" às necessidades amplamente partilhadas pela sociedade chilena. "A Constituição não encerra uma conversa sobre mudanças políticas, mas sim inicia-a", explica a politóloga.

Há um ponto que causa certo ruído no movimento social: o funcionamento paralelo do Congresso durante os nove meses (ou 12, se a extensão for acordada) de exercício da Constituinte. Temem que o Poder Legislativo aprove leis que vão contra o espírito de transformação que irá reger a assembleia encarregada de redigir a nova Constituição. Bassa não deteta aqui um problema, uma vez que "muitas leis que estão legalmente abaixo da Constituição permanecerão fora do jogo". Ou seja, muitas leis existentes poderiam ser inconstitucionais, quando a nova Constituição for aprovada, uma vez que esta é uma norma de hierarquia superior”.

Para Heiss, contudo, a surpreendente reaparição a 30 de Agosto do antigo senador de direita, Pablo Longueira - que foi acusado de crimes fiscais e posteriormente destituído dessas acusações - para anunciar o seu voto de aprovação e a sua candidatura à Assembleia Constituinte é uma resposta a "uma bofetada na cara" do seu setor político, cujo objetivo é capturar um terço da convenção e torpedear as mudanças estruturais: "89 por cento dos donativos para a campanha plebiscitária são para o campo da rejeição, mas eles sabem que vão perder. Cunharam a expressão "rejeitar para reformar”, mas não transformaram nada em 30 anos. É um argumento que tem pouca base na realidade e é bastante antidemocrático, é um argumento de profunda desconfiança em relação à vontade popular".

Artigo de Cristian González Farfán, publicado em La Brecha e Viento Sur.

Traduzido por António José André para Esquerda.net

Termos relacionados Internacional