Está aqui

Chega divulga notícia falsa que revista Sábado já retirou

A revista publicou um texto em que atribuiu a Catarina Martins afirmações que não lhe pertencem. Ainda que a Sábado tenha assumido o erro e pedido publicamente desculpas à coordenadora do Bloco, o Chega não se coibiu de divulgar a notícia falsa nas redes sociais.
André Ventura, líder e único deputado do Chega.
André Ventura, líder e único deputado do Chega. Foto de Manuel de Almeida, Lusa.

“Naturalmente, há um erro por parte da SÁBADO, que lamentamos profundamente e que cumpre assumir. Assim como pedir desculpas públicas a Catarina Martins pelo mesmo e também pelo constrangimento que possa ter provocado”. O pedido de desculpas da Sábado é perentório e não deixa margens para quaisquer dúvidas.

 A revista, inclusive, explica detalhadamente a razão pela qual atribuiu, erradamente, a autoria das afirmações, proferidas há 20 anos no programa Zapping, da RTP, à dirigente do Bloco, sinalizando que foi induzida em erro por uma publicação do autor do programa, que a identificou, mas que depois corrigiu. Na verdade, Catarina Martins nunca esteve no Zapping.

A Sábado teve oportunidade de falar com Luís Osório, autor do programa e também escritor, ex-jornalista e ex-diretor do jornal A Capital, uma atriz que entrou no episódio em questão, e outras fontes da produção. Através destes contactos foi possível identificar a autora das declarações, que, ao visualizar a gravação, se identificou de imediato.

Não obstante o cabal esclarecimento dos factos e o pedido de desculpa público por parte da Sábado, o Chega optou por, mais uma vez, divulgar desinformação nas redes sociais e atacar Catarina Martins com mentiras.

Esta é uma prática que não surpreende no Chega. De acordo com um especialista em consultoria estratégica digital e monitorização de redes, citado pela Visão, o partido de André Ventura tem mais de 20 mil contas falsas nas redes sociais. O que explica em parte o facto de os conteúdos do partido terem tantos “gostos”, “partilhas” ou “visualizações”. 

Termos relacionados Política
(...)