Chaves: Quercus denuncia “descargas ilegais” de resíduos perigosos

06 de outubro 2016 - 11:13

A Quercus denunciou esta quinta-feira a existência de “descargas ilegais” de efluentes industriais diretamente para uma linha de água, cuja "responsabilidade" é do parque empresarial de Chaves.

PARTILHAR
Foto de Humberto Ferreira

Em comunicado aquela associação informa que as que as “descargas ilegais” em Outeiro Seco, Chaves, distrito de Vila Real, ocorrem desde 2007 e que os “esgotos são provenientes dos parques empresariais localizados no lugar de Vale Salgueiro, uma informação que diz ser do “conhecimento público”.

A Quercus refere que esta situação “constitui não só um atentado ambiental mas também um grave perigo à saúde pública” referindo que “os resíduos são, na maioria, produtos químicos industriais e vão diretamente para as linhas de água, terrenos e Rio Tâmega, à vista de todos”.

Saúde pública em perigo

No comunicado associação ambientalista frisa que“imagens recolhidas no passado dia 4 de setembro vieram provar que as autoridades competentes tais como a Câmara de Chaves e a Junta de Freguesia de Outeiro Seco, continuam a permitir o lançamento nas linhas de água e no Rio Tâmega, os esgotos sem qualquer tratamento há já nove anos”.

De acordo com Quercus esta situação foi comunicada à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, à Agência Portuguesa do Ambiente e à Inspeção Geral dos Ministérios do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia e da Agricultura e do Mar, mas “não houve qualquer resolução por parte destas entidades".

A organização reitera a exigência de uma “rápida resolução desta situação ilegal”, porquanto é um “problema que se arrasta há já vários anos e que tem vindo a comprometer a saúde pública e o ambiente”.

Termos relacionados: Ambiente