Está aqui

Catarina sublinha importância da mobilização dos jovens pelo clima

No final de uma visita a uma escola secundária em Alcobaça, a coordenadora do Bloco sublinhou que nas cimeiras do clima sobram declarações de circunstância e faltam decisões reais.
Catarina Martins
Catarina Martins na greve climática estudantil da passada sexta-feira. Foto Ana Feijão

Catarina Martins visitou esta terça-feira a escola secundária Inês de Castro em Alcobaça e aproveitou a visita para destacar o papel que os jovens têm assumido no alerta para a situação de emergência climática que o planeta vive.

“O papel dos jovens tem sido extraordinário na chamada de atenção para a questão da emergência climática”, afirmou a coordenadora bloquista, acrescentando que “o movimento estudantil é fundamental para exigir dos governos medidas concretas e não mais palavras vazias”.

Esta sexta-feira realiza-se uma manifestação internacional em Madrid, à margem da COP25, onde os governos tardam em assumir compromissos concretos para cumprir as metas que eles próprios definiram nas cimeiras anteriores. Vários movimentos portugueses estão a organizar a ida a Madrid para participar na manifestação e também na cimeira social que arranca no sábado. Entre eles está o Bloco de Esquerda, que abriu inscrições para a viagem a Madrid, com partida ao fim da tarde de quinta-feira e regresso na sexta à noite, após a manifestação, ou no domingo ao fim da tarde, para quem queira participar nas atividades do fim de semana.

Para Catarina Martins, “é importante a cimeira e todo o movimento para lá da cimeira e para lá dos governos”, uma vez que “temos tido, cimeira após cimeira, muitas declarações de circunstância sobre a emergência climática e poucas decisões reais para travar o aquecimento global”.

A forma como produzimos energia ou organizamos o sistema de transportes são dois debates que devem estar na agenda dos governos para evitar o cenário de catástrofe climática nas próximas décadas, defendeu a coordenadora do Bloco. “Ou baixamos as emissões de CO2 rapidamente ou então seremos incapazes de controlar o caos climático”, concluiu Catarina.

Termos relacionados Ambiente
(...)