Está aqui

Catarina desafia Governo a dar "um sinal de que ouve os professores"

Parlamento vai discutir proposta do Bloco para desbloquear acesso aos 5º e 7º escalões e compensar os professores deslocados. Na concentração de professores em Viseu, a coordenadora bloquista diz que essa é uma boa altura para o Governo mostrar que quer negociar.
Concentração de professores esta terça-feira em Viseu. Foto Esquerda.net

As jornadas parlamentares do Bloco passaram esta terça-feira por Viseu, no dia em que a greve rotativa dos sindicatos de professores se cumpriu no distrito. Catarina Martins esteve na concentração dos docentes e desafiou o executivo a "dar um sinal aos professores de que são respeitados e são ouvidos". E acrescentou que pode fazê-lo já na sexta-feira, dia em que o Parlamento discute um projeto de lei do Bloco para alterar o estatuto da carreira de professores e educadores para "permitir-lhes que progridam na carreira e pagar despesas de deslocação".

"Na sexta-feira vamos votar o estatuto dos professores e educadores e podia ser já feito o desbloquear dos 5º e 7º escalões e o pagamento das deslocações aos professores deslocados. Isso já dava um sinal. Depois há tudo o resto para resolver, como a contagem do tempo de serviço e as condições na escola. Se o Governo quer mesmo estar a negociar seriamente, que dê já sinais", desafiou Catarina.

"Há muito por fazer, mas o Governo tem de começar a dar um sinal rapidamente de que respeita os professores", afirmou Catarina Martins aos jornalistas, contrapondo que "até agora tudo o que vimos é o Governo a não fazer nada".

"Há estudantes sem aulas a muitas disciplinas e não é por causa da greve, é porque não há professores", prosseguiu Catarina, acrescentando que "o problema do país não é os professores estarem a fazer greve, é não estarem a ser dadas as condições para as pesssoas quererem ser professores".

Por isso, insistiu, "a irresponsabilidade e a radicalidade está do lado do Governo que não cede um milímetro" às exigências de justiça por parte dos professores cada vez mais desmotivados e exaustos.

Termos relacionados Política
(...)